Palha italiana fácil de cortar da Luciana

domingo, 18 de outubro de 2015

Apesar de ter um fã ardoroso de palha italiana em casa (o hômi, as crianças ainda não comem doces tão doces), eu faço muito pouco. Ou melhor, fazia - conheci uma forma de preparar que mudou a minha impressão sobre esse docinho, e quero compartilhar com você.

Antes, deixe-me contar porque eu não curtia fazer palha italiana: pela grudação. A bicha gruda na panela, gruda na vasilha onde esfria, gruda na faca ao cortar... é uma lambança sem fim. Dá irritação só de pensar.

Mas calhou de eu descobrir dois potes cheios de biscoitos quebrados na despensa, que sobraram dos lanches das crianças (as pessoinhas têm um preconceito horroroso com biscoitos quebrados). Mais uma olhada na despensa e eu vi que tinha tudo que precisava para preparar a palha italiana. Resolvi tomar coragem.

Daí que me ocorreu de perguntar ao Google se havia uma jeito de preparar palha italiana fácil de cortar. Achei então o canal do Youtube da Luciana Goto, uma moça linda que mora lá no Japão. A Luciana prepara doces feito uma fada e explica tudo direitinho, com tudo quanto é pulo do gato, pra quem quiser aprender. Assisti ao vídeo dela e botei a mão na massa.

Preparei o doce no fim da noite e deixei-o na geladeira. Na manhã seguinte, tirei-o da geladeira, já me preparando para encontrar um treco grudento e duríssimo de cortar. Que nada. Cortou lindamente, sem deixar rebarbas e sem exigir força. Foram as palhas italianas mais bonitas que eu já fiz.

Mas ficou bom? Bom, é pouco - ficou excelente. A textura é perfeita, super macia, sem aquela agarração toda no dente. E o gosto? Uai, gosto de palha italiana - brigadeiro e biscoito, tem coisa melhor? Faça. Mas faça mesmo. Você não vai se arrepender (a não ser, claro, que esteja de dieta. Aí, todo cuidado é pouco).

Palha italiana fácil de cortar Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:
(eu prefiro usar medidores padrão, daí as medidas um pouco diferentes das originais da receita)

1 lata de leite condensado (395 g)
1 caixinha de creme de leite (200 g)
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de cacau em pó não adoçado 
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
150 g de biscoito maizena ou maria quebradinho (usei uma mistura de maizena e passatempo)
Açúcar refinado quanto baste*

Modo de preparo:

Forre com papel manteiga uma assadeira de 20 X 30 cm, deixando 'alças' para fora. Eu usei uma forma de vidro retangular - forrei-a com filme plástico, tomando o cuidado de deixar bem coladinho ao vidro, e deixei sobrar 'alças' também. E, como sou traumatizada, untei levemente o plástico, mas nem precisaria.

Em uma panela média, verta o creme de leite. Peneire sobre ele a farinha e o cacau. Com o auxílio de um fouet ou colher de pau, misture bem até ficar bem homogêneo. Some então o leite condensado e a manteiga, misture bem e leve ao fogo.

De início, pode deixar em fogo médio a alto, até que a manteiga derreta, mexendo sempre. Quando a manteiga estiver derretida, abaixe o fogo e continue mexendo até o brigadeiro dar ponto (aprenda com a Luciana qual é o ponto do brigadeiro).

Apague o fogo e junte imediatamente o biscoito, misturando até envolver bem. Despeje o conteúdo da panela na assadeira preparada, alisando a superfície com as costas de uma colher para ficar bem uniforme. Quando esfriar um pouquinho, cubra a superfície do doce com filme plástico e alise com as mãos para garantir palhas ainda mais lisinhas.

Deixe na geladeira por, pelo menos, 2 horas (eu deixei de um dia para o outro).

Na hora de cortar, puxe as 'alças' delicadamente. O doce sairá inteirinho da forma. Acomode-o sobre uma tábua de corte, retire o filme plástico da superfície e, com uma faca grande, corte-o em pedaços do tamanho que desejar. Role os pedaços em açúcar refinado e acondicione em um pote que feche hermeticamente (ou em uma embalagem bonita, se quiser dar de presente).

Por ter muito açúcar, a palha italiana provavelmente fica de boas fora da geladeira. Mas como está muito quente aqui em Brasília, prefiro mantê-la refrigerada.

2 comentários:

Cristina disse...

Adoro palha italiana, mas tbm quase não faço pela mesma razão, gruuuda!!Vou testar sua receita, ficaram lindos com certeza.
Boa semana!

Cybelle disse...

Olá Leticia, sou uma apreciadora de seu blogger e de vez em quando eu faço uma receita sua (a ultima foi o bolo de banana caramelada que passou um mês sendo feito aqui em casa de tanto que meu esposo gostou, era feito toda semana, parecia que só existia essa receita de bolo, repeti que cansei...) Agora estou pensando seriamente se faço essa receita... Copie uma receita de biscoito Maria caseiro no blogger da Renata e pensei que poderia lhe interessar. segue o link: http://testadoprovadoeaprovado.blogspot.com.br/2015/08/biscoito-maria.html
espero que goste.

Printfriendly