Bolinhos de chocolate com beterraba (receita pequena)

sábado, 28 de novembro de 2015

Há uma frase cujo autor não me recordo que retrata bem a minha impressão mais forte sobre a teoria e a prática da maternidade: "eu era uma mãe muito melhor quando ainda não tinha filhos". Ser mãe é queimar a língua em relação a tudo que a gente disse que jamais faria.

Foi assim em relação à alimentação dos meus filhos (para ficarmos em um só tópico, vai). Eu tinha certeza de que meus filhos comeriam tão bem, e que teriam tanto interesse por frutas, legumes e verduras que eu jamais teria de disfarçá-los.

Na prática, não é bem assim que a banda toca. Pelo contrário. Meus pequenos comem pouco e são tremendamente seletivos - se houver um vegetalzinho que seja no prato, ele será devidamente expulso.

Para fazê-los comer legumes sem transformar as refeições em batalhas campais, criei esses bolinhos chocolatudos, incrivelmente fofos e úmidos. O ingrediente surpresa? Beterraba.

Antes que você pergunte, eu já esclareço: a cor e o gosto dos bolinhos vêm basicamente do cacau em pó. A beterraba entra com os nutrientes e uma textura única, que só um bolo de beterraba tem.

Tem alguém em casa que detesta beterraba? Quer simplesmente variar o bolinho de chocolate de todos os lanches? Cole nesta receita, você não vai se arrepender.

Bolo de beterraba com chocolate
Receita criada nesta cozinha ;-)

Ingredientes:

120 g de beterraba crua, lavada, descascada e cortada em cubos
1 ovo grande
50 g de manteiga sem sal derretida e fria
1/2 xícara de açúcar (use mais ou menos, de acordo com a doçura da sua beterraba)
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
3 colheres (sopa) de cacau em pó não adoçado
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico em pó
2 colheres (sopa) de chocolate ao leite em flocos*
Opcional - 1 colher (sopa) de chocolate ao leite em flocos para decorar os bolinhos

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Forre 8 formas para cupcakes com forminhas de papel ou unte-as e polvilhe-as com cacau em pó (ou use de silicone).

No liquidificador, bata juntos a beterraba, o ovo e a manteiga derretida até a mistura ficar lisa e uniforme. Junte o açúcar, a baunilha e a pitada de sal e bata mais. Em seguida, some o cacau e a farinha, batendo até incorporar (se o seu liquidificador for fraquinho, misture os ingredientes à mão, em uma tigela). Raspe as laterais do copo do liquidificador com uma espátula de silicone e bata mais um pouquinho até ficar homogêneo. Por fim, some o fermento e pulse rapidamente até que ele suma da massa.

Desligue o liquidificador e, com o auxílio da espátula, misture os flocos de chocolate à massa. Divida-a pelas forminhas preparadas, espalhe por cima um pouquinho de chocolate para decorar e leve ao forno por uns 20 minutos ou até que os bolinhos passem no teste do palito.

Retire-os do forno, transfira-os para uma grade e deixe que esfriem completamente antes de servir.

Observação final:

*Usei o chocolate em flocos da Callebaut, mas pode usar chocolate em barra bem picadinho. Mas tem que ser bem picadinho mesmo, ou ele acumulará todo no fundo do bolinho.

Nenhum comentário:

Printfriendly