Palha italiana branca com biscoitos de chocolate

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Tem feito um calor terrível nos últimos tempos. Eu, que sempre gosto de manter um estoque de gotas de chocolate em casa, estou tentando dar cabo delas antes que derretam dentro da despensa. Foi assim que eu comecei a pensar em usos para minhas já molengas gotas de chocolate branco.

Lembrei das melhores palhas italianas da minha vida e pensei: por que não, né? ¯\_(ツ)_/¯

A receita do brigadeiro branco, adaptei do brigadeiro de limão siciliano da Luciana (a fada dos docinhos). Para um contraste de cor e sabor, usei biscoitos de chocolate sem recheio.

Se ficou bom? Basta dizer que eu não consegui fotografar a primeira vez que as preparei - o hômi deu cabo das bichinhas tão rápido que eu precisei preparar novamente só para mostrá-las a você.

Palha italiana brancaReceita livremente adaptada daqui

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (395 g)
100 ml de creme de leite
1 colher (sopa) de manteiga sem sal ou margarina
50 g de chocolate branco picado (ou em gotas)
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo (adição minha para facilitar a hora de cortar)
150 g de biscoitos de chocolate quebrados
Açúcar refinado quanto baste (o suficiente para rolar toda a palha italiana)

Modo de preparo:

Forre com papel manteiga uma assadeira de 20 X 30 cm, deixando 'alças' para fora.

Em uma panela média, verta o creme de leite. Peneire sobre ele a farinha e misture bem até ficar bem homogêneo. Some então o leite condensado, o chocolate branco e a manteiga, misture bem e leve ao fogo.

De início, pode deixar em fogo médio a alto, até que a manteiga derreta, mexendo sempre. Quando a manteiga estiver derretida, abaixe o fogo e continue mexendo até o brigadeiro dar ponto (aprenda com a Luciana qual é o ponto do brigadeiro).

Apague o fogo e junte imediatamente o biscoito, misturando até envolver bem. Despeje o conteúdo da panela na assadeira preparada, alisando a superfície com as costas de uma colher para ficar bem uniforme. Quando esfriar um pouquinho, cubra a superfície do doce com filme plástico e alise com as mãos para garantir palhas ainda mais lisinhas.

Deixe na geladeira por, pelo menos, 2 horas (eu deixei de um dia para o outro).

Na hora de cortar, puxe as 'alças' delicadamente. O doce sairá inteirinho da forma. Acomode-o sobre uma tábua de corte, retire o filme plástico da superfície e, com uma faca grande, corte-o em pedaços do tamanho que desejar. Role os pedaços em açúcar refinado e acondicione em um pote que feche hermeticamente (ou em uma embalagem bonita, se quiser dar de presente).

Palha italiana branca mordida

Observação final:

Da primeira vez que preparei essa receita, usei oreos (descartando o recheio). Da segunda, biscoitos amanteigados de chocolate. Com oreos, fica um tantinho mais gostoso, mas menos bonito (a cor escura do oreo deixa a palha meio cinzenta). 

3 comentários:

Cristina disse...

Adoro palha italiana, tive visitas no fds e fiz como sobremesa, tbm com chocolate em barra, realmente melhora a consistência na hora de cortar.Sua sugestão com chocolate branco ficou bem tentadora e estão lindas!
Ótimo fds pra vc!

Cintya Maria Pedroso Ferrari disse...

Uau! Desta vez não posso sair sem comentar (me perdoe pelas visitas que fiz e não comentei... vou tentar melhorar isso!)
Amo palha italiana! Agora eu me pergunto: como nunca pensei em fazê-la de sabores diferentes?
Adorei a ideia, Letícia! E, muito provavelmente, irei testar!
Obrigada por compartilhar! As fotos ficaram lindas!

Beijinhos e um lindo sábado pra vc! ;-)
Cintya Maria - Blog Cozinhar é Preciso

Clara Brito disse...

Fiquei curiosa com o sabor.
Nunca comi palha italiana.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/11/quinze-dias-com-rachel-ray-e-um-creme.html

Printfriendly