Palha italiana de doce de leite

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Daí que eu acabei ficando obcecada por palhas italianas. Também, pudera: um brigadeiro que não precisa enrolar, nem colocar em potinho decorado - basta cortar e passar por um pouco de açúcar e voilà, já virou coisa linda de Deus. E mais, basta variar o sabor do brigadeiro e dos biscoitos para fazer um doce diferente.

Daí que vi no Instagram da Helena Gasparetto umas palhas italianas de cair o queixo - de doce de leite, gente. Não sosseguei até conseguir prepará-las. Como não sou ninja como a Lena, que corta as palhas italianas com perfeição, me vali de alguns artifícios que vi antes na palha italiana da Lu.

O resultado? Palhas um pouquinho mais grudentas do que as da Lu, mas não muito mais. E beeeeem boas. Como usei biscoito maizena, achei que elas ficaram um tanto doces para o meu paladar. Da próxima vez que eu as preparar, penso em salpicar um pouquinho de flor de sal ou, ainda, apelar para um biscoito salgado - quem sabe um daqueles palitinhos aperitivos, né?

Mas, se você é formiguinha, vá com fé e use o bom e confiável biscoito maizena. E prepare-se, vai ser difícil parar de comer.

Palha italiana de doce de leite_Receita livremente adaptada daqui e daqui

Ingredientes:

1 lata de doce de leite* (395g)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
100 g de creme de leite (pode ser de caixinha)
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
150 g de biscoito maizena quebradinho
Açúcar refinado quanto baste

Modo de preparo:

Prepare a forma para a palha italiana - forre uma forma refratária quadrada ou retangular com filme plástico ou uma assadeira normal com papel manteiga (é recomendável untar levemente o plástico ou o papel). Reserve.

Numa panela média de fundo grosso, combine a farinha e o creme de leite, mexendo bem com o auxílio de um fouet. Quando estiver bem uniforme, adicione a manteiga e o doce de leite e só então ligue o fogo.

Mexa contínua e vigorosamente com uma colher de pau até obter o ponto de brigadeiro, como a Lu ensinou. No começo, vai parecer que vai ficar um monte de pelotas de doce de leite, mas tenha fé e mexa esse bracinho, que tudo há de se desfazer e ficar liso e uniforme.

Atingido o ponto, desligue o fogo e despeje os biscoitos picados na panela, mexendo bem até que cada pedacinho seja envolvido pelo doce.

Despeje o doce na forma preparada e alise com as costas de uma colher. Cubra com filme plástico toda a superfície do doce e alise com as mãos para que ele fique bem uniforme. Leve para gelar por, pelo menos, 2 horas.

Passado esse período, retire o doce da forma, acomode sobre uma superfície de corte e, com uma faca grande, corte-o em quadrados. Passe os quadradinhos por açúcar refinado e acomode no prato de servir ou na embalagem de presente.

Para que a palha italiana mantenha uma consistência mais firme, conserve na geladeira.

Palha italiana de doce de leite na mão

Observação final:

* O doce de leite que usei na receita nada mais foi do que uma lata de leite condensado cozida na pressão. Rita Lobo, musa e mestra, ensinou como fazer aqui.

3 comentários:

O cantinho dos Gulosos disse...

tem isso tem um ar mesmo guloso.


O Cantinho dos Gulosos

Delicioso Equilíbrio disse...

Parece ótima! Tenho um colega de trabalho que vende palha italiana. Você não acredita nas combinações que ele inventa... Seguem algumas para te inspirar: amêndoa, figo seco e cachaça; damasco e whisky; ameixa e leite de coco; vinho tinto, passas claras e tâmaras; pimenta calabresa; limão siciliano... Hummm!
Samantha

Filipa Lemos disse...

Que delícia!!
BJ

Printfriendly