Kit para chocolate quente

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Veja só o que é boa intenção. Eu realmente pretendia fazer pelo menos um post com temática natalina. Produzi foto e tudo. Mas cadê tempo para tratar foto, escrever texto e postar? Não tive. Assim, perdoem o atraso. Tentarei melhorar neste ano.

Ultimamente, tenho curtido muito dar presentes que envolvem preparar algum alimento, atividade que acho super prazerosa e terapêutica. Além disso, poucas coisas congregam tanto as pessoas quanto comer (ou beber) juntos. Assim, para famílias amigas, tenho gostado de preparar kits para serem preparados e desfrutados por todos - juntos, de preferência. 

Um dos mais legais e simples de fazer foi o de chocolate quente. A ideia veio do Prato Fundo, que publicou uma foto dos seus potinhos de chocolate quente em pó no Instagram. O que eu fiz foi complementar o kit com um pote de mini-marshmallows e canecas fofas.

Mistura para chocolate quente
Receita daqui

Ingredientes (para 850 g - 6 potinhos de 200 ml):

300g açúcar cristal com baunilha (não deu tempo de preparar açúcar baunilhado, usei comum :-/)
250g leite em pó integral
225g chocolate meio amargo ralado (usei um 70%)
75g cacau em pó não adoçado (usei um 100% cacau) 

Modo de preparo:

Fazer o mix é a coisa mais mole do mundo. Para preparar bem rapidinho, use uma vasilha grande que tenha tampa e que feche hermeticamente. Adicione nela todos os ingredientes, tampe e sacuda vigorosamente por um minuto. Dê umas batidinhas na tampa para o pó baixar e pronto!

Para encher os potes de vidro que servirão de embalagem final, use um funil. Não se esqueça de incluir uma tag informando como preparar o chocolate quente!

E como prepara? Basta misturar 3 a 4 colheres de sopa desse mix em 200 ml de água ou leite beeem quente (para derreter o chocolate). Mexa muito bem. Sirva com marshmallows, fica uma delícia!

Observação final:

Eu não ralei o chocolate - até porque, só tinha gotinhas e haja paciência, néam. O que eu fiz foi colocar as gotinhas no freezer por 1 hora, até que elas ficassem bem duras, e triturar no liquidificador até obter um pó.

2 comentários:

Clara Brito disse...

Adoro chocolate quente.
Que delícia de prendinha.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/bolachas-de-licor-de-amendoa-amarga.html

Marly disse...

Oi, Le,

Este preparado deve produzir um chocolate quente delicioso! E, você tem razão, poucas atividades reúnem as pessoas de forma tão prazerosa quanto comer e beber.
A idéia dos kits é bem legal, acho que o presente feito por quem presenteia é sempre mais valioso, pelas doações envolvidas: de tempo, trabalho, carinho, etc.
Quanto às perguntas que você fez, lá vão as respostas: a massa dos crinkle cookies feita com o chocolate gringo ficou perfeita. Ao sair da geladeira estava firme e perfeitamente moldável, o que nos prova que as receitas deles resultam muito bem com os produtos deles, rsrs. Já as massas que fiz com o chocolate em pó + cacau ficaram um pouco mais moles (mas ainda moldáveis, porque eu a deixo na geladeira uma noite inteira, no mínimo). É muito necessário que as massas estejam bem frias, na hora de moldar as bolachas, pois isso além de facilitar o trabalho ainda evita que elas achatem demais enquanto assam. Acho até que o melhor é a gente ir trabalhando com a massa aos poucos, moldando uma parte, enquanto a outra permanece na geladeira. Com esses cuidados fica fácil fazer os biscoitos e eles saem perfeitos do forno.

Um beijo e boa noite

Printfriendly