Leites vegetais (de amêndoas e de amendoim)

domingo, 31 de janeiro de 2016

Sempre tive curiosidade em relação aos 'leites' de castanhas. Cheguei a provar versões industrializadas, mas não gostei muito da lista de ingredientes - havia um monte de aditivos e muito pouca castanha. Por outro lado, achava que devia ser difícil fazer em casa sem equipamento específico. Até que, na semana passada, resolvi encarar o desafio.

Gente, que boba que eu fui! É muito fácil fazer em casa. Basta ter um liquidificador potente e um coador bem fino. E um pouco de planejamento, pois as castanhas precisam ficar de molho por algumas horas antes de serem liquidificadas.

 Preparei dois 'leites': de amendoim e de amêndoa. Vou falar um pouco das minhas impressões sobre cada um:

 * O leite de amendoim tem cheiro bem marcante de... amendoim, claro. Mas de amendoim cru. O sabor é bem discreto. Se você tiver a pachorra de tirar as peles dos bichinhos, como eu fiz, vai obter um leite branquíssimo. Quando guardado na geladeira, ele tende a sedimentar (fica um resíduo mais denso no fundo). Mas basta mexer um pouquinho para ele ficar homogêneo de novo.

Se eu fosse você, o empregaria em receitas doces (bolos e sobremesas) ou beberia adoçado, misturado com cacau em pó. É bom manter sempre refrigerado e usar em até 3 dias depois de pronto.

 * O leite de amêndoas tem cheiro mais suave e... elegante (desculpe, não encontrei palavra melhor). Não é tão branco quanto o de amendoim, talvez porque eu não tenha retirado as peles das amêndoas. Quando guardado na geladeira, a gordura tende a se separar e ficar na superfície. Novamente, basta mexer um pouquinho para ele ficar homogêneo.

Por seu sabor mais discreto, dá para usar em receitas doces ou salgadas. Também dá para beber com café ou cacau em pó. A recomendação sobre tempo de geladeira é a mesma - consuma em até 3 dias.

Como eu não tenho intolerâncias ou alergias relacionadas a leite de vaca, ainda prefiro o leite que a Mimosa dá. Mas, como tenho muitos amigos que não têm a mesma sorte, adorei conhecer essas opções.

Leites vegetais
Receitas adaptadas do ótimo Presunto Vegetariano 

Leite de amendoim (para preparar 1 xícara de 240 ml)

Ingredientes: 

1/3 de xícara de amendoim cru com casca (pode encher bem a xícara medidora)
1 xícara de água filtrada
Opcional - 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo: 

Acomode os amendoins em uma peneira e lave-os em água corrente. Coloque-os em uma vasilha pequena, cubra com água e deixe descansando por 12 horas (eu deixei na geladeira por 24 horas).

Passado esse período, derrame o conteúdo da tigela na peneira e lave novamente os amendoins em água corrente. As peles deles já estarão meio soltas - se quiser, pode retirá-las nesse momento.

Coloque os amendoins em uma panelinha, cubra com água e leve ao fogo médio até ferver. Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos.

Escorra mais uma vez os amendoins e leve ao liquidificador junto com a água filtrada (e o extrato de baunilha, se quiser usar). Bata bem até ficar uniforme. Coe numa peneira ou pano de trama fina (limpíssimo, claro), espremendo bem para extrair todo o líquido. Tchanã! Leite de amendoim pronto para uso.

****************************

Leite de amêndoa (para preparar 1 xícara de 240 ml)

Ingredientes: 

1/3 de xícara de amêndoas cruas com ou sem casca
1 xícara de água filtrada
Opcional - 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha (não coloque se quiser usar em receitas salgadas)

Modo de Preparo: 

Coloque as amêndoas em uma vasilha pequena, cubra com água (o dobro da altura das amêndoas) e deixe descansando por 12 horas (eu deixei na geladeira por 24 horas).

Escorra as amêndoas e coloque no liquidificador, juntamente com a água filtrada e o extrato de baunilha (se quiser usar). Bata bem até ficar uniforme. Coe numa peneira ou pano de trama fina (limpíssimo, claro), espremendo bem para extrair todo o líquido. Pronto!

****************************

Observação final:

O resíduo do leite de castanhas não precisa ser descartado! Se quiser, você pode espalhá-lo em uma assadeira e levar ao forno a 180ºC até secar (fique de olho e revolva de vez em quando para não deixar queimar). Passe por uma peneira para ficar soltinho e use em biscoitos, bolos e outras preparações, doces ou salgadas.

Nenhum comentário:

Printfriendly