Muffins de banana e chocolate da Nigella

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Férias das crianças, festas de fim de ano, família reunida, amor, amor, amor. Foi assim que passei o último mês. Foi por isso que desapareci destas bandas. Mas começou um novo ano - é hora de voltar ao trabalho (check!), retomar a atividade física (check!), deixar a dieta viking para trás (check!) e tirar as teias de aranha deste espaço!

Espero que você tenha tido um fim de ano lindo, capaz de redimir as más impressões que 2015 possa ter deixado, e que tenha começado 2016 com esperanças e energias renovadas. E, se não foi o caso, vou dar a real pra você: essa mudança de calendário é pura convenção. E, como qualquer convenção, não precisa ser seguida. Sendo assim, você tem todo direito de fazer de qualquer dia o seu dia de recomeçar, de se renovar, de vestir branco e pular 7 ondinhas. FELIZ VIDA NOVA! Hoje e sempre que você precisar!

Para retomar os trabalhos, escolhi apresentar a vocês um bolinho que fiz logo que o ano começou, aproveitando bananas super maduras e um tanto de chocolate em flocos que havia sobrado de um brigadeiro feito para as minhas sobrinhas.

A receita é da deusa doméstica Nigella e, como tudo que ela faz, é simples e tem ótimo resultado. Os bolinhos ficam lindos, com o topo alto e redondinho. A massa é fofa e úmida. O sabor da banana fica bem evidente e casa muito bem com o chocolate.

Bora começar o ano com bolinho e animação? Vem comigo!

Muffins de banana e chocolate
Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:

3 bananas bem maduras
1/2 xícara de óleo vegetal (usei canola)
2 ovos
1/2 xícara de açúcar mascavo (aperte bem na xícara medidora)
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de cacau em pó não adoçado, de excelente qualidade
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional - adição minha)
3 colheres (sopa) de chocolate ao leite em flocos + 2 colheres (sopa) para decorar (opcional - adição minha)

Modo de preparo:

Esta receita pode ser preparada à mão, com uma batedeira ou, mesmo, com um mixer de mão (usei o último método, que é o que eu vou explicar aqui).

Ligue o forno a 200ºC. Forre com forminha de papel as 12 cavidades uma assadeira de muffins de tamanho padrão.

Numa tigela grande, coloque as bananas, o óleo, os ovos, o extrato de baunilha e o açúcar. Com o mixer de mão, bata até obter um creme homogêneo.

Em outra tigela, peneire juntos a farinha de trigo, o cacau e o bicarbonato. Misture bem e adicione ao creme de banana, envolvendo com uma espátula de silicone até incorporar. Se usar flocos de chocolate, adicione-os neste ponto e misture até distribuir pela massa.

Distribua a massa pelas forminhas preparadas . Se quiser decore cada bolinho com o chocolate em flocos. Leve ao forno por 15 a 20 minutos ou até que os bolinhos estejam crescidos, com topos redondos, e aprovados no teste do palito.

Deixe esfriar por alguns minutos na assadeira antes de transferir os bolinhos para uma grade de resfriamento.

Rende 12 bolinhos.

UPDATE - Observação final:

Gente, o que é timing, não é mesmo? Acabei de saber que hoje é aniversário da diva, da deusa, da maravilhosa Nigella! Mais um motivo para você fazer esse bolinho, hein? ;-)

Um comentário:

Marly disse...

Oi, Le,

O melhor mesmo é a gente procurar renovar as energias e esperanças, porque o desânimo nunca resultou em nada de bom, né? rsrs. Os bolinhos ficaram com ótimo aspecto, com certeza devem ter ficado deliciosos e ainda são mais nutritivos do que muitos outros.

Um beijo e boa tarde!

Printfriendly