Berinjelas ao vapor à moda vietnamita

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Embora ela ache que seu blog não é digno de saudades, Karen e o seu Kafka na Praia são sempre uma lembrança querida - e uma ótima fonte de receitas gostosas e despretensiosas. Como essas berinjelas fantásticas. Um dos melhores jeitos de comer berinjela que provei nos últimos tempos.

A receita acabou sendo mais adaptada do que eu planejava, pois não tinha todos os ingredientes em casa. Ficou menos bonita, mas não menos gostosa. Faça e conte se não é incrível!

Berinjela ao vapor à moda vietnamita
Receita adaptada daqui. A foto é de celular (a bateria da câmera estava descarregada) e num dia de chuva, então dê um desconto.

Ingredientes:

3 berinjelas médias
2 colheres (chá) de gengibre em pó (a receita original pede gengibre fresco, mas eu não tinha)
2 dentes de alho descascados
Pimenta dedo de moça sem sementes fatiada a gosto (usei uma)
1/2 cebola média cortada em meias-luas finas (a receita original pede 3 hastes de cebolinha verde picadas)
6 colheres (sopa) de óleo (usei canola)
1 boa pitada de sal
2 colheres (sopa) de nuoc mam (molho de peixe) ou shoyu (usei shoyu)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de água

Modo de preparo:

Lave, descasque e pique as berinjelas em fatias de 1 cm e depois corte-as em 4 pedaços. Deixe de molho em água salgada por 10-15 minutos. Escorra e cozinhe no vapor por 15 min.

Soque o alho, a pimenta e o gengibre em um pilão. Em outro recipiente, dissolva o açúcar na água com o molho de peixe/shoyu. Junte ao gengibre, alho e pimenta socados. Misture e reserve.

Em uma panelinha, aqueça o óleo. Coloque a cebola em uma tigela e, sobre ela, derrame o óleo ainda quente. Tempere com a pitada de sal e reserve.

Coloque os pedaços de berinjela ainda quentes em um refratário. Regue com o molho de gengibre e depois com o óleo de cebolinha. Deixe na geladeira por 1-2 horas antes de servir.

Observações finais:

* A receita original pede que se corte a berinjela em fatias mais grossas, mas como minha mastigação está meio abalada, preferi cortar em pedaços menores.

* Penso em reduzir um pouco a quantidade de óleo da próxima vez que preparar a receita.

Um comentário:

Karen disse...

Essa é uma de minhas receitas preferidas de berinjela. Se puder fazer com gengibre fresco e a cebolinha, faça, acho que faz bastante diferença. :)

Printfriendly