Bolo de banana, aveia e canela

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Há algum tempo, fiz um bolo de maçã com aveia que era simplesmente divino. Enquanto o saboreava, tive a impressão de que ele funcionaria com outras frutas, como pera ou banana, por exemplo. Aproveitando que minha irmã viria passar o Natal na cidade, resolvi fazer o teste.

E não é que funciona direitinho com banana? Ficou uma delícia. Como usei uma assadeira um pouco maior dessa vez, achei que daria para ter mais streusel por cima. #alokdostreusel

Bolos com streusel são ótimos fresquinhos, quando o streusel ainda está crocante. Mas, se não conseguir comer tudo no mesmo dia, não se preocupe. O bolo compensa a falta de croc-croc ficando ainda mais úmido e perfumado nos dias seguintes.

Bolo de banana e aveiaReceita livremente adaptada daqui

Ingredientes:

Para a farofinha (streusel):

1/3 de xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de aveia em flocos grossos
1/4 de xícara de açúcar mascavo bem apertadinho na xícara medidora
1/2 colher (chá) de canela
1/4 de xícara de manteiga sem sal gelada
1 1/2 colheres (chá) de melado de cana

Para o bolo:
3 bananas bem maduras, descascadas e picadas em cubinhos de 1 cm (o equivalente a 2 xícaras), misturadas com 1 colher (chá) de suco de limão espremido na hora
1 1/4 de xícara de farinha de trigo
3/4 de colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
1 xícara de aveia em flocos grossos
1 1/4 xícara de leite em temperatura ambiente (divida em 3/4 de xícara e 1/2 xícara)
1/2 xícara de óleo de canola
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar
2 ovos em temperatura ambiente
1 3/4 colheres (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte levemente uma forma quadrada de 22 cm e forre-a com papel manteiga, deixando sobrar uma borda dos lados (usei uma forma retangular de 26 X 40 cm).

Para preparar a farofinha, misture a farinha, a aveia, o açúcar mascavo e a canela em uma tigela média. Corte a manteiga em pedacinhos e adicione à mistura. Misture até que a manteiga fique coberta pelos ingredientes secos e adicione o melado. Usando os dedos ou um garfo, aperte os pedaços de manteiga até que eles se partam em pedaços ainda menores e você obtenha uma farofa úmida, com pedaços grandes e pequenos intercalados. Cubra com um filme plástico e reserve na geladeira até a hora de usar.

Em uma tigela, misture a farinha, o sal, o bicarbonato e a canela. Reserve também.

Em outra tigela, misture a aveia e 3/4 de xícara de leite e deixe quietinho por 5 minutos (não mais do que isso para que a aveia não fique muito molenga).

Pronto, agora é hora de juntar tudo. Numa tigela grande, adicione ovos, açúcar e óleo e mexa bem com um fouet até ficar bem misturado. Adicione o extrato de baunilha e a mistura de aveia e mexa mais (agora com uma espátula de silicone). Adicione os ingredientes secos em 3 vezes, alternando com o restante do leite, em 2 vezes, mexendo a cada adição até que não haja mais farinha visível. Envolva as bananas picadas.

Verta a massa na assadeira preparada e espalhe-a com uma espátula para formar uma camada uniforme. Distribua a farofinha uniformemente sobre a massa.

Asse até que o bolo passe no teste do palito. Retire-o do forno e deixe que ele resfrie completamente sobre uma grade.

Passe uma faquinha fina ao redor do bolo. Erga-o gentilmente da assadeira usando as alças de papel manteiga. Vire o bolo em um prato grande e remova o papel, virando-o em seguida no prato de servir.

Observação final:

Minha única dica é: caso você não goste do cheiro do leite de vaca, utilize um de sabor suave ou substitua a parte usada para umedecer a aveia por outro líquido - imagino que funcionaria com suco de maçã ou laranja ou chá de canela, mas não cheguei a testar. Fiz a receita toda com um leite de sabor mais marcante e o cheiro ficou bastante presente.

Nenhum comentário:

Printfriendly