Granola de Natal (para comer o ano inteiro)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Vocês achavam que a febre das granolas havia passado? Na-na-ni-na-não. Eu continuo comendo um pouquinho de granola todos os dias. E, sabem do que mais? Além de gostosas, granolas dão ótimos presentes caseiros - para quem gosta de granola, que fique bem claro. Há quem ache que elas são restos de serragem.

Esta daqui, preparei como lembrancinha de fim de ano para um grupo de amigas de longa data. Depois repeti a receita, usando outro método, e presenteei a minha irmã.

Embora seja uma receita com forte inspiração natalina (tem o verdinho dos pistaches, o vermelho das cranberries, o branquinho do chocolate branco e um monte de especiarias), é boa em qualquer época do ano. Faça e confira ;-)

Granola de NatalReceita adaptada daqui

Ingredientes:

4 xícaras de aveia em flocos grossos
2 xícaras de coco em flocos
1 xícara de amêndoas laminadas
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 1/2 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de noz moscada em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/8 de colher (chá) de cravo em pó
2/3 de xícara de óleo de coco
6 colheres (sopa) de xarope de bordo (maple syrup)
3 colheres (sopa) de melado de cana
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de pistaches levemente torrados, sem casca e salgados
1 xícara de cranberries secas
1 xícara de gotas de chocolate branco

Modo de preparo:

No forno:

Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira grande e baixa com papel manteiga ou tapete de silicone.

Em uma tigela grande, misture juntos a aveia, o coco, as amêndoas, as especiarias e o sal. Despeje o óleo de coco sobre a mistura e mexa. Numa tigelinha, combine o xarope de bordo, o melado e a baunilha e derrame sobre a mistura, mexendo até tudo ficar coberto de maneira uniforme.

Espalhe a granola na assadeira preparada em uma camada uniforme e leve ao forno por uns 30 minutos (ou até que ela fique com uma cor dourada bonita), retirando-a do forno para revolver a cada 10 minutos.

Retire-a do forno e deixe esfriar, revolvendo de vez em quando para evitar que grude no papel manteiga. Quando estiver fria, adicione as cranberries, o pistache e o chocolate branco. Armazene em potes que fechem hermeticamente.

No fogão:

Forre uma assadeira grande e baixa com papel manteiga ou tapete de silicone. Reserve.

Em uma tigela grande, misture juntos a aveia, as especiarias e o sal. Reserve também.

Numa frigideira grande e funda, junte o melado, o xarope de bordo, o óleo e o extrato de baunilha. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ficar bem misturado. Adicione então a mistura de aveia e mexa constantemente por uns 5 a 8 minutos, tomando o cuidado de revolver toda a frigideira para que a granola toste uniformemente.

Quando estiver douradinha, adicione o coco ralado e as amêndoas, misture bem e deixe no fogo por mais 1 ou 2 minutos (não pare de mexer para não queimar).

Retire a granola do fogo e espalhe uniformemente na assadeira preparada. Deixe que ela esfrie completamente (revolva de vez em quando para evitar que ela grude no papel manteiga).

Quando estiver completamente fria, adicione as cranberries, o chocolate branco e o pistache, misturando bem.

Granola de Natal
A granola feita com amêndoas inteiras no lugar das amêndoas laminadas e do pistache.

Observação final:

Da primeira vez que preparei essa granola, substituí pistaches e amêndoas laminadas por uma quantidade equivalente de amêndoas inteiras, que foram adicionadas junto com a aveia.

Nenhum comentário:

Printfriendly