Marmitinha de brigadeiro

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Vá dizer que isso nunca aconteceu com você: você pesquisou, quebrou a cabeça e enfim elaborou aquela sobremesa complexa, sofisticada, uma verdadeira 'explosão de sabores'. Aí, ofereceu-a a alguma criança e a pestinha gracinha simplesmente mandou um "não quero, não gostei", sem ao menos provar. Isso aconteceu comigo agora, no fim de ano.

No Natal, preparei sobremesas que eu julguei capazes de agradar a gregos, troianos e baianos, mas me esqueci dessa simplicidade desconcertante das crianças. A sobrinhada torceu o nariz para tudo e preferiu tomar sorvete industrializado, daqueles mais safados. Cuén.

No almoço de ano novo, fiquei safa. Resolvi que ia fazer o doce preferido de boa parte das crianças (e de muitos adultos também): BRIGADEIRO. Claaaaaaro que eu não resisti e fiz uma versão 'gourmet' - mas nada tão diferentão assim.

Para dar uma graça a mais (e facilitar minha vida na hora de transportar), me inspirei na Teresa e na Lica e acondicionei o brigadeiro em marmitinhas plásticas, acompanhado de confeitos variados. Nem preciso dizer que todo mundo adorou, né?

Vou dar aqui a receita que usei para fazer os brigadeiros branco e preto, mas faça a sua receita preferida. Só não perca de vista a ideia gênia. Você vai  arrasar nos piqueniques e encontrinhos com as migas. Ah, se preferir, faça um laço bonito, prenda uma colherzinha junto e dê de presente a alguém que adora brigadeiro.

Marmitinha de brigadeiro preto

Ingredientes:

Para o brigadeiro preto:
100 ml de creme de leite de caixinha
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de gotas de chocolate meio amargo (usei um 53% da Callebaut)
1 colher (sopa) de cacau em pó não adoçado (usei o 100% extra-brute da Barry)

Para o brigadeiro branco:
100 ml de creme de leite de caixinha
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de gotas de chocolate branco (usei Callebaut)

Para servir:
Confeitos coloridos variados

Marmitinha de brigadeiro branco

Modo de preparo:

Em uma panela média, verta o creme de leite. Peneire sobre ele a farinha e o cacau (no caso do brigadeiro preto). Com o auxílio de um fouet ou colher de pau, misture bem até ficar bem homogêneo. Some então o leite condensado e as gotas de chocolate, mexa bem e leve ao fogo.

Misture sem parar em fogo baixo até que o brigadeiro dê ponto (se você não sabe como é, recomendo ver o vídeo da Luciana Goto).

Deixe o brigadeiro amornar antes de colocar na embalagem. Reserve os compartimentos menores para os confeitos de sua preferência.

Nenhum comentário:

Printfriendly