Tapenade de azeitonas verdes

sexta-feira, 18 de março de 2016

Estou de licença-capacitação – curtinha, apenas um mês. E, neste exato momento, eu deveria estar estudando. Mas como encontrar concentração quando os dias são de angústia e apreensão, diante de tudo que vem acontecendo em nosso país?

Resolvi então voltar à cozinha, o lugar onde a magia acontece, onde tudo faz sentido, onde esforço, atenção e boa vontade sempre são recompensados. Quem sabe assim, aninhado entre as panelas, meu coração atormentado se acalme.

Espero que este cantinho possa retornar ao seu tom leve habitual quanto antes. Enquanto esse dia não chega, fiquem com uma receita que faz bonito em lanches ou entradinhas e é ‘bico’ de preparar. O ingrediente principal é daqueles cheios de personalidade, que você ama ou odeia – a azeitona.

A receita é da musa Rita Lobo. Preparem e vejam que fantástico que fica.

TapenadeReceita adaptada daqui

Ingredientes:

12 castanhas-de-caju torradas, sem sal (a receita original pede nozes, mas não gostamos delas aqui em casa)
1 dente de alho pequeno
¼ de xícara de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de shoyu (molho de soja)
1 xícara de azeitonas verdes em conserva
1 colher (sopa) de alcaparras em conserva
Manjericão fresco a gosto (usei liofilizado – era o que tinha em casa)

Modo de preparo:

Rita Lobo é gente que faz e pica as azeitonas, as alcaparras, as castanhas e o alho à mão, o que garante uma textura mais interessante e um visual rústico bem legal. Mas, como eu sou preguiçosa, fiz no processador de alimentos, e é assim que eu ensinarei.

Coloque as alcaparras e as azeitonas em uma peneira e enxague-as abundantemente com água corrente para remover o líquido da conserva. Escorra e reserve.

No copo do processador (ou de um liquidificador potente), adicione as castanhas, o alho, o azeite, o suco de limão e o shoyu. Bata tudo até ficar bem triturado.

Em seguida, adicione as alcaparras, as azeitonas e o manjericão liofilizado (se usar fresco, pode rasgá-lo e misturá-lo à mão antes de servir). Bata até que fique tudo triturado em pedaços bem miudinhos.

Sirva com torradinhas, pãezinhos, biscoitinhos... também vale adicionar um pouco no preparo de pães recheados. Ou servir uma colher sobre o franguinho grelhado de todo dia para dar uma graça. Ou, ainda, misturar um pouco ao macarrão recém-cozido para fazer as vezes de molho. Decida como usar e depois me conte!

Um comentário:

Clara Brito disse...

Hummm adorei essa pasta de azeitonas.
Parece-me deliciosa.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/03/baguete-tipo-francesa.html

Printfriendly