Brownies de amêndoas e tâmaras

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Toda vez que a Páscoa se aproxima, sinto um comichão de preparar coisinhas gostosas para as pessoas queridas. De preferência, com chocolate - hummm, brownies. Mas, e quando essas pessoas evitam lactose, glúten e açúcar, faz o quê? Este foi o desafio desta Páscoa.

Não vou dizer que tudo correu suave na nave. Meu provador oficial, o hômi, deu uma mordida num pedaço do primeiro teste e engoliu com os olhos cheios de água, como quem come um besouro vivo. Ao final, perguntou se podia não comer o resto, e correu para o banheiro para lavar a língua. Não, eu não estou exagerando.

Mas depois de alguns testes, acho que cheguei a um produto final bom de verdade - aprovado até pelo lavador de língua, que comeu todo o pedaço e ainda suspirou: "delícia!".

Então, recapitulemos - é sem glúten; é sem lactose*; é sem açúcar adicionado (só o que já existe no chocolate amargo); é booooom. Bora conhecer?

Brownies de amêndoas e tâmaras

Receita adaptada daqui

Ingredientes:

150 g de tâmaras sem caroço
200 g de chocolate com pelo menos 70% de cacau*, picado
3 ovos
75 g de manteiga de amêndoas* (aquela que eu preparei no post anterior, lembra?)
50 g de farinha de amêndoas*
1/4 de colher (chá) de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Chocolate amargo em gotas (quanto baste para decorar a superfície do brownie)

Opcional - se as tâmaras não conseguirem adoçar os brownies suficientemente para o seu paladar, adicione um pouco do adoçante culinário de sua preferência. Eu usei o SweetLift Cook.

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Prepare a assadeira que vai usar: forre uma assadeira de brownies (quadrada, com 20 cm) com papel manteiga, deixando alças dos lados. Ou use uma forma de alumínio descartável, que foi o que eu fiz.

Numa tigelinha, deixe as tâmaras de molho em água bem quente por uns 15 minutos. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria. Quando ele estiver líquido e uniforme, apague o fogo e reserve a tigela longe do calor.

Escorra as tâmaras e acomode-as no copo do processador de alimentos. Pulse até obter um purê. Acrescente a manteiga de amêndoas e processe até incorporar. Adicione então os ovos, um a um, batendo bem a cada adição até ficar uniforme.

Raspe as laterais do copo do processador e acrescente o chocolate derretido. Bata até ficar bem misturado. Neste ponto, prove e acrescente o adoçante que desejar, a gosto (se você tem medo de provar massa crua, desculpe por forçá-lo a isso). Pulse até ficar bem misturado.

Despeje a mistura em uma tigela. Adicione então a farinha de amêndoas e o sal, envolvendo delicadamente.

Deite a massa na assadeira preparada, alise bem a superfície e decore com gotas de chocolate a gosto. Asse por 20 a 25 minutos ou até que pareça firme.

Deixe esfriar completamente antes de servir. Se conseguir conter os gulosos, sirva no dia seguinte - ele estará ainda mais gostoso.

Observações finais:

* Se oferecer este brownie a alguém que tem alergia a leite e derivados ou que tem intolerância severa a lactose, certifique-se cuidadosamente de que o seu chocolate não tenha nada-nada-nada de leite. O chocolate que usei, embora não tivesse leite entre os ingredientes, podia conter traços por ser fabricado em local que fabrica chocolate ao leite também.

* Você viu a farinha de amêndoa e a manteiga de amêndoa na lista de ingredientes e pode ter pensado, como eu, que funcionaria com amendoim. Sim, funciona - desde que você adore amendoim, pois o gosto é muito intenso. Com amêndoa, até dá para não fazer o descanso de um dia para o outro. Com amendoim, ele é indispensável, pois o sabor fica mais harmonioso.

* Assim que der, vou testar prepará-los com macadâmias. Se ficar bom, atualizo o post.

* Faça esses brownies mais baixinhos. Ficam mais gostosos de comer. Isto porque são mais densos que brownies de açúcar e manteiga.

* Dá pra ver a textura? Sim, é fudgy! A melhor de todas no mundo dos brownies!

* Já deve dar para imaginar, mas eu reforço - esse é um brownie para paladares adultos. Se os seus convivas não estão acostumados aos sabores mais amargos, não vão gostar nadinha.

Um comentário:

O cantinho dos Gulosos disse...

Brownies gosto tanto, e esses com tão bom aspeto, devem estar divinais.

O Cantinho dos Gulosos

Printfriendly