Financiers de macadâmias

sábado, 30 de abril de 2016

Há uma frase de Mia Couto (um dos meus escritores preferidos) em "O Fio das Missangas" que ficou muito famosa entre os amantes das panelas: "Cozinhar é um modo de amar os outros". É nisso que acredito fervorosamente. Assim, sempre que percebo que alguém está precisando de um carinho, arranjo um tempinho para correr para a cozinha e preparar alguma coisinha.

Fiz esses bolinhos como um carinho para uma das professoras das crianças. Usei como base uma receita que já havia aparecido aqui e que, por sua vez, tinha sido adaptada do oráculo da comida boa. No lugar das castanhas, utilizei macadâmias. E, como só as tinha inteiras, modifiquei bastante o modo de preparo.

Se quiser, acrescente sobre cada bolinho um pouquinho de geleia de frutas da sua preferência. Dessa vez, deixei sem  - os bolinhos puros são tão deliciosos que senti que não precisavam de mais nada.

Financiers de macadâmia
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

75g de farinha de trigo, peneirada
210g de açúcar de confeiteiro, peneirado
100g de macadâmias levemente tostadas (ou de farinha de macadâmias)
1 pitada de sal
4 claras
180g de manteiga sem sal, derretida
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga 10 forminhas caneladas com capacidade para ½ xícara (120ml) de massa cada*.

Se você só encontrou macadâmias inteiras, coloque-as no copo do liquidificador e triture-as. Quando estiverem com consistência de areia grossa, adicione as claras, uma de cada vez, processando bem até uniformizar. Em seguida, adicione a manteiga derretida e o extrato de baunilha e processe até ficar bem homogêneo. A essa altura, suas macadâmias estarão super fininhas.

Numa tigela, combine a farinha de trigo, a pitada de sal e o açúcar de confeiteiro, misturando bem. Adicione então a mistura do processador e misture bem até obter uma massa uniforme,

Divida a massa entre as forminhas preparadas e leve ao forno até que dourem e estejam assadinhos por dentro (faça o teste do palito).

Deixe esfriar nas forminhas por 5 minutos e então desenforme com cuidado. Transfira para uma gradinha e esfriar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir (opcional).

*usei forminhas de silicone - 6 retangulares (com capacidade para 1/4 de xícara) e 18 bem pequenininhas, que fazem bolinhos do tamanho de uma boa bocada. Gabriel ama bolinhos desse tamanho.

Observação final:

Ensinei a receita como a preparei (e como pretendo prepará-la sempre que só tiver castanhas inteiras à disposição). Mas, se você tem farinha de macadâmias prontinha, o preparo dos bolinhos é ainda mais simples - nem precisa de processador! Basta misturar todos os ingredientes secos em uma tigela, fazer um buraco no centro e nele adicionar as claras, a manteiga e a baunilha, misturando com uma colher de pau até ficar uniforme.

Nenhum comentário:

Printfriendly