Granola de coco e canela

terça-feira, 5 de abril de 2016

Naquela noite, quando me postei diante da bancada da cozinha, nem pensava em fazer receita nova, só um repeteco de algo que eu faço sempre - a granola do bem. Acontece que a despensa, mãe de boa parte das invencionices que aparecem na minha cozinha, tinha outros planos para mim.

Com o que tinha disponível - aveia, um tiquinho de quinoa em flocos, sementes de abóbora e muitas fitas de coco -, fiz uma outra granola. Que ficou tão gostosa, tão cheia de gruminhos de sabor, que eu achei que merecia ser compartilhada.

Fita de coco caramelizada no forno é vida, amor e glória, gente. Vão por mim ;-)

Granola com fitas de coco
Receita livremente adaptada dessa daqui

Ingredientes:

3 xícaras de aveia em flocos grossos
1/2 xícara de quinoa em flocos
2 xícaras de fitas de coco desidratadas
2 colheres (chá) de canela em pó
40 g de sementes de abóbora torradas
1/4 de colher (chá) de sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de mel
1/2 xícara de óleo de coco

Modo de preparo:

Forre uma assadeira para cookies com papel manteiga, deixando sobras nas pontas. Ligue o forno a 180ºC.

Numa tigela grande, junte a aveia, a quinoa, as fitas de coco, a canela, as sementes e o sal. Misture bem com uma colher de pau e reserve.

Numa panelinha, leve ao fogo o óleo de coco, o mel e o açúcar. Mexa ocasionalmente até que a mistura levante fervura. Apague o fogo e deixe esfriar um pouco. A mistura não ficará homogênea - o óleo de coco ficará separado do restante dos ingredientes.

Com a mistura líquida menos quente, despeje-a sobre os ingredientes secos, misturando bem com a colher de pau até que tudo fique úmido.

Espalhe a granola crua na assadeira preparada, cuidando para deixá-la uniformemente distribuída. Leve ao forno por 30 minutos, revolvendo a mistura com uma colher de pau a cada 10 minutos. Não se esqueça da granola nas bordas da assadeira, pois ela tende a queimar mais rápido. E não se esqueça de deixar tudo espalhadinho de maneira uniforme.

Ao final de meia hora, a granola deve estar dourada e cheirosa. Retire-a do forno e deixe a assadeira esfriar sobre uma grade. De vez em quando, dê uma revolvida nela, para que se solte facilmente do papel manteiga.

Quando ela estiver completamente fria, armazene em potes hermeticamente fechados. Deve durar pelo menos duas semanas.

Nenhum comentário:

Printfriendly