Pudim de legumes da Lucinha

domingo, 10 de abril de 2016

Esta delícia é figura fácil nas celebrações da minha família. Pudera - é um dos jeitos mais simples e gostosos de servir um montão de legumes. Assado em uma forma de anel, faz bonito em qualquer mesa de festa. E o melhor, é super versátil: dá para fazer com quase todos os legumes que você tenha à mão; dá para fazer com leite vegetal e sem queijo algum, para quem é intolerante à lactose ou alérgico à leite. Ah, ainda é originalmente sem glúten, para a alegria da comunidade celíaca.

Eu nem sei por que não faço mais vezes aqui em casa. Na verdade, eu sei: é porque eu tenho a sorte de ser filha da Lucinha, a dona da receita. Sempre que ela faz, eu dou um jeito de levar um pedaço para casa ;-)

Pudim de legumes
Receita da mamãe :-D

Ingredientes:

1 cebola grande e dois dentes de alho, picadinhos
1 1/2 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 xícara de cenoura ralada no ralo grosso
1 xícara de chuchu ralado no ralo grosso
1 xícara de abobrinha ralada no ralo grosso
1 xícara de couve-flor ou vagem picadinhas
Sal e pimenta a gosto
1/2 colher (chá) de açúcar
3/4 de xícara de salsinha picadinha
Água suficiente para refogar os legumes (se necessário)
1 xícara de leite
5 colheres (sopa) de maizena
5 ovos ligeiramente batidos
3/4 de xícara de queijo parmesão ralado (ou outro de sua preferência)

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma de anel com manteiga e polvilhe com farinha de rosca*.

Numa panela grande, derreta a manteiga junto com o azeite. Acrescente a cebola e o alho e refogue até que a cebola fique translúcida. Junte então os legumes, o sal, a pimenta, o açúcar e a salsinha e deixe cozinhar em fogo brando até que os legumes fiquem macios (se achar necessário, acrescente água - a gente nunca acrescenta pois os legumes 'suam' bastante). Desligue o fogo e deixe os legumes esfriarem.

À parte, bata o leite, a maizena, os ovos e o queijo ralado - pode ser no liquidificador ou à mão, com um fouet.

Despeje a mistura líquida aos legumes já frios e misture bem. Despeje na assadeira previamente preparada e leve ao forno por uns 25 minutos, mais ou menos - ou até que o pudim fique firme e com uma bela cor dourada.

Observações finais:

* Não precisa usar forma de anel se não quiser ou não tiver em casa. Os pedaços que aparecem na foto foram de um pudim assado em um refratário oval.

* Faça do seu jeito - use os legumes que preferir. Imagino que alho-poró, milho verde e ervilha fresca possam ser boas pedidas. Beterraba não, a não ser que você não se importe de o pudim ficar cor-de-rosa.

* Se estiver evitando leite ou glúten, não use manteiga ou farinha de rosca. Prefira óleo e uma farinha sem glúten de que goste.

* Contei que um certo menino dessa casa devora bons pedaços desse pudim? :-D

Nenhum comentário:

Printfriendly