Brownies de chocolate de uma tigela só

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Os últimos tempos têm sido corridos e pontuados por problemas de todo tamanho. Tempos assim exigem receitas rápidas, que sujem pouca louça e que sejam matadoras e reconfortantes. Como estes brownies aqui.

Preparei uma noite dessas, depois de colocar os pequenos para dormir e antes de enfrentar os pratos sujos na pia. Ficou pronto num instante - saiu do forno quando eu terminava de lavar a louça. E que delícia ficou: super fudgy, chocolatudo, doce na medida, com casquinha crocante e tudo. A receita, peguei no oráculo. Só podia ser mara, néam ;-)

Brownies de uma tigela sóReceita daqui

Ingredientes:

150g de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
150g de chocolate amargo ou meio-amargo, picadinho – usei um com 70% de cacau
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também (eu usei uma assadeira descartável de alumínio com capacidade para 1,5L).

Junte a manteiga e o chocolate em uma tigela grande e leve ao micro-ondas para derreter. No meu micro-ondas, foram necessárias duas sessões de 30 segundos, mais uma de 15 segundos, sempre em potência máxima e com vigorosas misturadas ao final de cada uma. A mistura ficou morna e lisinha.

Com um batedor de arame, misture os açúcares ao chocolate derretido. Junte os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. Junte a baunilha. Peneire a farinha e o sal sobre a mistura e incorpore gentilmente com uma espátula de silicone, mexendo de baixo para cima. Não misture demais. Transfira a massa para a forma preparada e asse por 20-25 minutos ou até que as laterais e o topo estejam sequinhos, mas com o centro ainda úmido.

Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.

Os brownies podem ser armazenados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 1 semana. Aqui em casa, gostamos de guardá-los na geladeira para que fiquem ainda mais densos.

Observação final:

Estou anunciando aqui no final porque a coisa ainda está bem incipiente, mas você, que tem a paciência de me visitar e ler os posts até o fim, merece saber: o blog No Calor do Fogão agora está no Instagram! Lá, vou postar um pouco do dia a dia da minha cozinha. E, eventualmente, umas receitinhas tão bestas que nem vale a pena transformar em post para cá. Espero a sua visita!

2 comentários:

A Paixão da Isa disse...

Hummm mas que delicia esses quardinhos estao de comer e comer mais esta 5* e mtos parabens para o teu novo blog bjs bfs

Cristina disse...

Humm...estão tentadores, gosto tanto de brownies e receitas assim práticas me deixam animada!
Bom fds.

Printfriendly