Cuca de coco com curd de maracujá

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Sabe receita sonhada? Receita que, de repente, aparece na cabeça? Esta é uma dessas. Surgiu pouquinho tempo depois que preparei o curd de maracujá, mas não pude executá-la antes por falta de tempo.

É muito simples e rápida de fazer (se você tiver o curd de maracujá prontinho, claro), suja pouca louça... e é realmente um sonho, de tão deliciosa. Pense num bolo de coco fofíssimo, um creme de maracujá sublime, uma farofinha delícia de coco, tudo junto e se complementando. Não gosto muito da expressão, mas "explosão de sabores" cabe bem para descrever.

Se eu fosse você, eu faria, viu. E sem demora.

Cuca de coco com curd de maracujá
Receita adaptada daqui

Ingredientes:
(para uma assadeira com 37,5 cm X 20 cm)

Streusel (a farofinha)
50 g açúcar
40 g farinha de trigo
40 g de coco fresco ralado*
40 g manteiga gelada

Bolo
200 g de farinha de trigo
50 g de coco fresco ralado*
160 g de açúcar
8 g de fermento
74 g de ovo (usei 2 ovos médios)
50 g de óleo de coco
150 g de leite de coco

230 g de curd de maracujá

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte uma assadeira com 37,5 cm X 20 cm, forre com papel manteiga (deixando 'alças' para fora) e unte levemente o papel.

Comece preparando a farofinha. Coloque todos os ingredientes em uma tigela e, com o garfo ou as mãos, misture tudo até obter... uma farofinha, uai. ;-) Reserve enquanto prepara o resto da receita.

Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o coco e o fermento com o auxílio de um fouet. Em outra tigela, bata os ovos, o óleo e o leite de coco (com o mesmo fouet). Despeje a mistura líquida sobre a mistura seca e mexa com o fouet até ficar uniforme (fica uma massa mais densa).

Verta a massa na assadeira preparada, espalhe o curd sobre a massa e cubra com a farofa. Asse por 30 minutos ou até que a cuca doure levemente nas bordas e passe no teste do palito.

Espere esfriar, corte em pedaços e sirva.

Cuca de coco com curd de maracujá

Observação final:

Coco ralado fresco faz diferença. Eu ganhei um pacotão da minha mãe, que ela mesma ralou, e o mantenho no freezer, retirando apenas a quantidade que preciso. Mas não se aperte. Se você não tem coco fresco, use coco seco industrializado. Deixe-o de molho por uns 10 minutinhos em um pouco de água quente, escorra bem em uma peneira e use.

Nenhum comentário:

Printfriendly