Bolo de chocolate festivo (sem lactose)

terça-feira, 14 de junho de 2016

Há algum tempo, o hômi descobriu algo ligeiramente trágico para alguém que ama molhos cremosos, queijos e sobremesas lácteas - intolerância à lactose. Começou este ano e foi preciso que ele perdesse 6 kg (e um tanto de vitalidade) para que começasse a levar o problema mais a sério.

Por conta disso, acabei adaptando algumas das receitas que mais gostamos a esta realidade. Foi o caso deste bolo. Usei como referência a minha receita preferida de bolo de chocolate. Das primeiras vezes que fiz, foi na assadeira de bolo inglês, como na receita original. Mas, no aniversário do hômi, resolvi arriscar e transformá-la em um bolo de festa. Deu muito certo - tão certo que eu repeti a dose no meu aniversário. Ficou um bolo muito fofo, muito úmido, chocolatudo até não poder mais e que não pesou no estômago.

Ah, vale uma consideração importante: o chocolate sem lactose que uso tem 70% de teor de cacau - é amargo e intenso, podendo não agradar aos paladares mais infantis. Se fizer este bolo para crianças, recomendo utilizar um chocolate mais doce na massa (ou, mesmo, suprimir o chocolate) e, eventualmente, adoçar mais a ganache.

Se eu fosse você, fazia esse bolinho pra logo. Quem não tem problema com lactose vai adorar. Mas quem tem... bom, esses vão se fartar e jurar amor eterno a você ;-)

Bolo de chocolate festivo sem lactoseReceita do bolo e da calda adaptadas desta daqui. Receita da ganache adaptada desta daqui.

Ingredientes: 

Para a massa:
125 ml de café forte passado na hora
45 g de cacau em pó (100% cacau)
2 ovos
80 ml de leite de coco integral
150 g de óleo vegetal de sabor neutro (costumo usar óleo de coco porque acho saboroso)
225 g de açúcar cristal
200 g de farinha de trigo
10 g de fermento químico
1 pitada de sal
150 g de chocolate amargo sem lactose em gotas ou picadinho (eu uso o Kosher Parve da Callebaut)

Para a calda:
50 g de açúcar
60 ml de água
7 g de cacau em pó

Para a ganache:
140 g de chocolate amargo sem lactose picadinho
120 ml de leite de coco integral
45 ml de calda de agave

Bolo de chocolate festivo sem lactose

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte com óleo ou creme vegetal sem lactose duas formas redondas com 20 cm de diâmetro. Forre-as com papel manteiga e unte o papel também. Reserve.

Numa tigelinha, misture o café quente e o cacau em pó até dissolver. Reserve.

No liquidificador, junte ovos, leite de coco, óleo e açúcar. Bata por cerca de 2 a 3 minutos ou até ficar homogêneo. Adicione então a mistura de cacau dissolvido ao liquidificador e continue batendo por mais 2 a 3 minutos.

Numa tigela grande, misture a farinha de trigo, o fermento químico e a pitada de sal. Acrescente a mistura batida no liquidificador, mexendo para deixar bem homogêneo.

Divida a massa de bolo igualmente entre as duas assadeiras preparadas. Sobre cada uma delas espalhe uniformemente metade do chocolate picadinho ou em gotas.

Leve os bolos para assar até que eles passem no teste do palito (no meu forno dá uns 40 a 50 minutos). Retire as assadeiras do forno e coloque-as sobre uma grade para esfriar.

Feito isso, combine os ingredientes da calda em uma panelinha e leve ao fogo, mexendo ocasionalmente. Deixe que a calda ferva por uns 5 minutos. Em seguida, desligue o fogo. A intenção é deixá-la um pouco mais fluida para umedecer o bolo.

Em seguida, prepare a ganache: em uma panelinha, misture bem o leite de coco e a calda de agave. Leve ao fogo até aquecer bem (mas não deixe ferver). Desligue o fogo e adicione o chocolate picadinho. Deixe quieto por 5 minutos e então misture com um fouet até fica sedoso e uniforme. Deixe chegar à temperatura ambiente antes de usar.

Com os bolos já em temperatura ambiente, é hora e começar a montagem: no prato de servir, desenforme um dos bolos com a parte do fundo para cima. Com o auxílio de uma colher (ou pincel), distribua um pouco de calda sobre toda a superfície do bolo. Cubra com pouco menos da metade da ganache, cuidando para que ela fique uniformemente distribuída.

Com cuidado, disponha o segundo bolo em cima do primeiro, também com a parte do fundo para cima. Distribua calda sobre a superfície e cubra com o restante da ganache, deixando bem coberto e nivelado. Decore com frutas, coco ralado ou raspas de chocolate sem lactose.

Observação final:

Você deve estar se perguntando - com leite de coco e óleo de coco, fica com gosto de coco? É bem sutil - tanto que você só consegue perceber se souber previamente que há coco ali.

5 comentários:

A Casinha das Bolachas disse...

A mim parece-me uma sugestão maravilhosa :)

Beijinhos Ana

http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

Patricia disse...

Oi Lê, como deixo o/a ganache mais doce nesse caso? Beijo. Pati

Letrícia disse...

Você pode aumentar a quantidade de calda de agave :-)

Beijos!

Patricia disse...

Não costumo usar calda de agave. Substituirei por açúcar, espero que não fique doce demais...

Letrícia disse...

Pati, pode usar açúcar, sim! O mais fininho possível, que é para não ficar com textura granulosa. Misture um pouco no leite de coco que você vai aquecer. Depois que tiver derretido o chocolate no leite de coco quente, misture bem e prove. Se achar necessário, acrescente mais um pouquinho de açúcar, misture de novo e prove. Vá repetindo o processo quantas vezes for necessário.

Beijos!

Printfriendly