Bolo duplo de maçã e especiarias

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Bolo de maçã coberto
Eu não ia postar esta receita. Primeiro, porque não fiz uma foto decente sequer: o final de semana foi super corrido e eu só consegui tirar fotos com o celular e em condições nada bonitinhas. Segundo, porque não pude saborear uma fatia (estou em contenção calórica severa), então só tenho alguma ideia de cheiro e textura, mas não de sabor. Terceiro, porque é uma adaptação de uma receita que já está no blog.

Mas o que me fez mudar de ideia foram os elogios rasgados que escutei de todos que o provaram. É tão fofo, tão úmido, tão aromático, tão acolhedor...

Provei um pouquinho da massa crua que ficou na espátula do bolo e confesso que fiquei receosa em relação à doçura. É bem verdade que eu já não como açúcar há algum tempo e posso estar com o paladar mais sensível aos sabores doces. De toda forma, achei que passou um pouquinho da conta para o meu gosto.

Então me lembrei que bolos de maçã gringos em geral usam maçãs mais ácidas, como as verdinhas Granny Smith, e eu preferi usar a maçã que havia em casa, que era gala. Assim, eu recomendo que você use maçãs mais ácidas. Se preferir usar maçãs doces, é melhor adicionar uma quantidade de açúcar menor do que a pedida na receita e provar um pouquinho da massa crua para verificar se já está bom para o seu paladar.

Tudo isto dito, devo acrescentar que só eu achei que o bolo poderia estar doce demais. Quem o comeu, repetiu feliz.

Bolo de maçã no guardanapo
Receita adaptada daqui

Ingredientes:
(minha xícara medidora tem 240 ml)

Para o bolo: 
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/4 de colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1/4 de colher (chá) de gengibre em pó
1/4 de colher (chá) de sal
1/3 de xícara de óleo vegetal de sabor suave (usei canola)
1 1/2 xícaras de açúcar
2 ovos grandes
1 xícara de apple butter* (veja como preparar na observação final)
3 maçãs pequenas, descascadas e raladas
1 xícara de macadâmias picadinhas
1/2 xícara de passas previamente hidratadas em água quente (deixe-as de molho em água quente por uns 20 minutos, escorra bem e utilize na receita)

Para a cobertura, opcional: 
1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro (usei açúcar impalpável e ficou um espetáculo)
Cerca de 2 colheres (sopa) de suco de laranja ou limão espremido na hora

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de anel com capacidade para 12 xícaras. Se preferir, você também pode utilizar 3 assadeiras pequenas para bolo inglês. Eu usei assadeiras descartáveis de alumínio, que não precisam ser untadas ou enfarinhadas.

Numa tigela média, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e as especiarias e reserve.

Em outra tigela, junte os ovos, o óleo e o açúcar e bata com um fouet até obter um creme liso, claro e espesso (pode fazer na batedeira, se preferir). Adicione a apple butter e, com uma colher de pau, misture até incorporar. Some então as maçãs raladas, mexendo bem. Acrescente os ingredientes secos, misturando até que desapareçam na massa. Por fim, envolva as macadâmias e as passas.

Verta a massa na(s) forma(s) preparada(s), alise a superfície e leve ao forno (na grade central) por cerca de 50 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito (dependendo do tipo de assadeira e da potência do forno, esse tempo pode variar muito).

Retire o(s) bolo(s) do forno e deixe que ele(s) esfrie(m) sobre uma grade antes de desenformar. Sirva em temperatura ambiente. Aliás, se puder, quando o bolo estiver frio, embrulhe-o em plástico filme deixe-o quietinho, em temperatura ambiente, de um dia para o outro. Esse descanso vai fazer com que os sabores se harmonizem ainda mais.

Quando o bolo estiver completamente frio, prepare a cobertura: coloque o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha e vá adicionando o suco de laranja ou de limão aos poucos, mexendo bem até obter uma mistura lisa e uniforme - densa, mas que escorra da colher. Espalhe a cobertura sobre o bolo e deixe secar em temperatura ambiente antes de servir.

O bolo se conserva bem por até 4 dias em temperatura ambiente ou por até 2 meses no freezer.

Observação final:

Fazer apple butter é moleza. Numa panela de fundo grosso, junte 450 g de maçãs picadas (sem cascas ou sementes, por favor), 1 colher (sopa) de mel, uma pitada de sal e 1/2 colher (chá) de especiarias a seu gosto (eu usei 1/2 colher de especiarias para pão de mel da Bombay). Misture bem e leve ao fogo médio até que ferva. Abaixe o fogo e deixe cozinhar em panela semitampada, mexendo ocasionalmente só para não grudar.

Quando as maçãs estiverem bem cozidas, amasse-as com um esmagador de batatas (ou com uma colher de pau, se você for paciente) e deixe apurar mais um pouco até que a apple butter adquira um tom acastanhado e fique cremosa e consistente. Se quiser, passe-a no processador de alimentos para uma textura mais uniforme. Eu prefiro mais pedaçuda.

2 comentários:

O cantinho dos Gulosos disse...

que bolo magnifico, deve ter um sabor delicioso.

O Cantinho dos Gulosos

Jéssica Melo disse...

Adoro bolo de maçã, valeu muito você ter postado a receita, porque o bolo ficou com uma cara maravilhosa!
:)

www.homemadeflavors.com.br

Printfriendly