Bolo semi-integral de pera com canela

domingo, 10 de julho de 2016

Bolo de pera e canela

Chegou o fim do semestre na escolinha das quianças. Para se despedir dos alunos e saudar a chegada das férias, as professoras programaram um piquenique e encomendaram aos pais a comida a ser servida. Fiquei com a missão de levar um bolo sem leite e algumas bananas.

A escolha do bolo já tinha sido feita: queria fazer um de maçã que já apareceu aqui no blog (e, confesso, não sei porque não faço com mais frequência, é tão bom...). Acontece que não havia maçãs suficientes em casa. Mas uma caixa de perinhas ercolini sorriu para mim e a magia aconteceu.

Já que havia começado a mexer na receita, resolvi seguir em frente, diminuindo a quantidade de óleo, trocando metade da farinha comum por integral, diminuindo a quantidade de passas (crianças podem implicar muito com elas) e usando mascavo em vez de açúcar comum.

Não sei como foi a receptividade das crianças ao bolo. Mas levei a forma menor para o trabalho e foi um sucesso - foi chamado de "maravilhoso" e tudo mais. Ele é mesmo muito fofo, perfumado e úmido. Não é muito doce e tem um montão de pedacinhos de pera deliciosos a cada fatia (é surpreendente como as peras, tão modestas ao natural, ficam incríveis em bolo. A ciência um dia há de explicar).

Faça aê para as suas crianças. Ou para a sua criança interior, que ela também há de curtir ;-)


Bolo de pera e canela
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

1 xícara de óleo vegetal (usei canola)
1 1/2 xícaras de farinha de trigo comum
1 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal
2 xícaras de açúcar mascavo
3 ovos caipiras grandes
3 xícaras de pera cortada em cubinhos de 1 cm (usei 7 perinhas ercolini. Descartei miolo e sementes, mas mantive as cascas)
1/2 xícara de passas escuras
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de anel com capacidade para 12 xícaras (eu usei duas formas de alumínio descartáveis de bolo inglês - uma média e uma pequena - e, por isso, não tive que untar nada).

Numa tigela, peneire juntos a farinha, a canela, o bicarbonato de sódio e o sal. Misture delicadamente e reserve.

Usando a batedeira equipada com o batedor em forma de pá, bata óleo, açúcar, extrato de baunilha e ovos em velocidade alta até obter um creme amarelo homogêneo (preferi usar um fouet e a força do braço, pois preparei o bolo tarde da noite e não queria fazer barulho).

Adicione em 3 vezes a mistura de farinha ao conteúdo da tigela, batendo a cada adição até incorporar (aqui, usei uma espátula de silicone e braço, de novo. Fica uma massa bem densa).
Adicione as peras e, se desejar, as passas, misturando delicadamente até distribuí-las bem pela massa.

Despeje a massa na(s) forma(s) preparada(s) e asse até que o bolo passe no teste do palito (levou cerca de 1h).

Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha. Desenforme completamente frio. Se puder, guarde o(s) bolo(s) bem embalado(s) em filme plástico e deixe para servir depois de um dia, quando os sabores da pera e da canela já se harmonizaram perfeitamente.

Nenhum comentário:

Printfriendly