Brownies de chocolate sem glúten

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Recebi algumas amigas em casa uma noite dessas. Como uma delas descobriu-se moderadamente intolerante a glúten e a lactose, preparei um chili con carne, que servi com Doritos Dippas (sabia que eles não têm glúten)? De sobremesa, recorri ao maravilhoso David Lebovitz, de quem sou cada vez mais fã.

Claro que não me decepcionei. Além de super bem explicadas, todas as receitas dele têm resultados divinos, para dizer o mínimo. A única coisa que eu mudaria das próximas vezes em que preparar é usar uma assadeira menor para obter brownies ligeiramente mais altos.

Tem problema com glúten? Faça. Não tem problema com glúten? Faça também. Você não vai se arrepender.

Brownies sem glútenReceita adaptada daqui

Ingredientes:

85 g de manteiga sem sal
1 pitada de sal
225 g de chocolate amargo picado
150 g de açúcar
2 ovos grandes, à temperatura ambiente
1 colher (sopa) de cacau em pó não adoçado
30 g de amido de milho

Opcional:
135 g de pecãs, tostadas e picadas grosseiramente (não usei)
2 a 3 colheres (sopa) de nibs de cacau

Modo de preparo:

Forre o interior de uma assadeira quadrada com 23 cm com papel alumínio, deixando sobrar alças dos lados. Unte levemente o papel alumínio com manteiga ou spray para untar (usei uma assadeira de alumínio descartável e não precisei fazer nada). Preaqueça o forno a 180ºC.

Numa panela média, em fogo beeeem baixinho, derreta a manteiga seguida do chocolate, mexendo sempre para não queimar. Quando a mistura ficar homogênea, retire do fogo e misture o açúcar. Em seguida, acrescente os ovos, mexendo bem a cada adição.

Peneire o cacau em pó e o amido de milho em uma tigela pequena e adicione-os à mistura de chocolate. Bata a massa vigorosamente durante pelo menos um minuto, até que a massa fique homogênea, não granulada e quase lisinha. Ela vai descolar um pouco das laterais da panela.

Envolva as pecãs e os nibs de cacau, se usar, e verta a mistura na assadeira preparada. Asse por 30 minuto ou até que o brownie pareça firme no centro (toque-o com a mão, de leve, para saber). Cuidado para não assar demais.

Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de retirar da assadeira e cortar. Os brownies podem ser armazenados à temperatura ambiente durante até 4 dias. No freezer, duram pelo menos 1 mês.

Brownies sem glúten

Observação final:

- A fase de bater vigorosamente a massa é muito importante. Faça-o por pelo menos 1 minuto como se não houvesse amanhã. Do contrário, há grandes chances de os seus brownies ficarem esfarelando. Se isso ocorrer, nem tudo está perdido - você usá-los como farofinha sobre um sorvete.

- Esqueci de acrescentar os nibs de cacau à massa, acabei espalhando um pouquinho por cima. Os nibs acrescentam crocância, mas não são indispensáveis.

- Usei manteiga sem sal comum e chocolate amargo (70%) nestes brownies. Ficaram inofensivos para quem tem intolerância leve a moderada a lactose. Mas pra intolerâncias mais severas, recomendo usar ghee e chocolate kosher parve.

Um comentário:

Clara Brito disse...

Que bom aspecto têm esses brownies.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/cupcakes-de-baunilha-2.html

Printfriendly