Faça você mesmo - iogurte caseiro

terça-feira, 26 de julho de 2016


Nem estava pensando em publicar este passo a passo aqui - ia deixar só para o Instagram. Mas, como você sabe, eu sou detalhista e gosto de deixar tudo bem explicadinho.

Esta foto aí de cima, como a legenda explica, é a minha iogurteira no momento. Até ganhei de presente uma iogurteira industrializada com caixinha térmica especial, potinhos para porções individuais, termômetro embutido e tudo mais. Mas acabei deixando de lado e optando por um esquema mais tosco rústico prático. E é esse esquema, mais o meu modo de preparo, que eu quero apresentar pra você.

Para preparar 1L de iogurte, você precisa dos seguintes ingredientes:

- 1L de leite - 'Qual leite?' O integral é o que dá os melhores resultados. - 'Saquinho, garrafinha ou caixinha?' Já usei dos três tipos. Na minha opinião, o que faz o iogurte mais cremoso e saboroso é o Leitíssimo. - 'Dá para usar leite desnatado ou semidesnatado?' Que dá, dá. Eu faço para mim por uma questão de necessidade. Mas o resultado é um iogurte meio ralo. Se você também precisa que o seu iogurte seja desnatado, acrescente 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado ao leite, depois de aquecê-lo. E dessore, vale a pena.

- Fermento lácteo - 'Onde encontro isso?'

  • Nos iogurtes industrializados: Certifique-se de que o iogurte seja composto apenas de leite e fermento lácteo. Duas colheres (sopa) já são suficientes para essa quantidade de leite. 
  • Em pacotinhos industrializados: Em lojas de produtos naturais ou na Internet, é possível encontrar fermento lácteo em pacotinhos. Tudo que você precisa fazer é acrescentá-lo ao leite e misturar bem. O meu preferido é da TopTherm (da Aracy, aquela que fala de coisa boa :-D).
  • No iogurte que você acabou de preparar: É isso mesmo. Se você já tem iogurte caseiro pronto, reserve duas colheres (sopa) dele puro para usar como fermento lácteo para a próxima leva. Na minha experiência, isso dá certo por umas cinco levas, mais ou menos. Depois, a consistência não fica tão boa e o sabor fica mais ácido. Neste ponto, é melhor recomeçar do zero com iogurte industrializado ou fermento de pacotinho.

Uau, complexo, né #sóquenão. A lista de equipamentos também é das mais complicadas #atéparece:

- Leiteira com capacidade para mais de 1L e um fouet ou colher comprida para misturar o leite.

- Recipiente(s) para o iogurte - Você pode usar vários potinhos, 1 potão ou 1 jarra, sempre com tampa.

- Termômetro culinário - Interessante, mas não indispensável. Eu tenho mais de um termômetro culinário em casa, por isso, uso. Mas o que você está procurando é deixar o leite a uma temperatura que seja confortável para mergulhar o dedo mindinho por três segundos. Conseguiu? Então, está valendo.

- Iogurteira - O que estou chamando de iogurteira é um local quentinho e protegido onde a mistura de leite e fermento lácteo possa agir e virar iogurte. Se você tem uma caixa térmica própria para isso, vá em frente! Se não, basta uma toalha seca e felpuda (ou uma manta pequena) e uma bolsa térmica ou caixa de isopor com tampa.

Tudo pronto para a a ação? Então, é só despejar o leite na leiteira e levar ao fogo. Já li que é importante deixá-lo ferver porque, além de matar eventuais bactérias, isso muda a estrutura da proteína do leite, favorecendo um resultado mais cremoso. Eu sou impaciente e frequentemente não deixo o leite ferver. Também fica bom.

Agora, espere o leite esfriar até chegar à temperatura de 46ºC (se não tiver termômetro, faça o teste do dedo mindinho). Adicione então o iogurte ou o fermento lácteo e misture suavemente com um fouet ou com a colher comprida. Despeje a mistura no(s) recipiente(s) reservado(s), tampe-o(s), envolva na toalha ou na manta e acomode na caixa/bolsa térmica. Deixe por, pelo menos, 6 horas (se estiver frio, pode deixar por mais tempo - 8 a 10 horas, por exemplo). Depois de pronto, conserve na geladeira.

Se quiser um iogurte grego incrível e sem aditivos químicos, é só despejar o iogurte que você preparou em uma peneira coberta com um tecido fininho ou pano de prato limpo, acomodada sobre uma tigela (eu uso o filtro para café reutilizável da foto). Deixe dessorar por duas horas ou mais, na geladeira.

Dicão para o happy hour: Deixe o iogurte dessorar por 24 horas. Você obterá um produto bem consistente, como um queijo cremoso. Tempere com sal e modele bolinhas com o auxílio de duas colheres de chá. Banhe em um bom azeite, moa pimenta por cima, salpique folhinhas de manjericão fresco e tchanans, você tem um queijinho de iogurte espetáculo para espalhar na torrada ou no pãozinho. Se preferir, faça como o gênio David Lebovitz. que também parece ótimo.

Observação final:

Este post não é publieditorial. Mencionei as marcas que eu efetivamente uso e prefiro.

4 comentários:

Delicioso Equilíbrio disse...

Olá! Eu faço como você, até a minha jarra parece com a sua (é aquela que vem com o mixer, né? rs), e uso o leitíssimo também, mas com uma diferença, que facilita ainda mais: eu fervo apenas metade do leite, e misturo depois à outra metade (em temperatura ambiente) e ao iogurte. Dá certinho, ferve mais rápido e não precisa deixar esfriar. Abraço!

Letrícia disse...

Boa dica! Obrigada, Delicioso Equilíbrio, ou testar! Ah, a jarra é a do mixer mesmo, hahahaha. Beijos!

Lais Silva disse...

Sou intolerante à lactose, será que nesse processo a lactase se "quebra" ? E eu consigo tomar sem passar mal?? Obrigada. Bjos.

Letrícia disse...

Oi, Lais. Não sou nutricionista, mas como o hômi aqui em casa é intolerante, já li um bocado a respeito. A lactose de fato se desnatura um pouco por conta da fermentação láctea - mas não o suficiente para intolerantes passarem incólumes. A redução de lactose é de uns 30%, e um intolerante precisa de uma redução de cerca de 90%... :-/

Eventualmente, discuta o assunto com o seu médico ou nutricionista e avalie se vale a pena testar. Em casos de intolerância mais suave, pode ser até que o seu organismo lide bem com iogurte.

Olha um artigo legal sobre o assunto: http://semlactose.com/index.php/2008/01/22/iogurte-contem-lactose/

Abraços e boa sorte!

Printfriendly