Barrinhas de chocolate branco e glacê de limão

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Manter este blog me faz aprender muito, todos os dias - novas técnicas, novas habilidades, novas combinações de sabores, novas preferências. Mas também me deixa meio 'besta' - tem sido cada vez mais frequente eu provar algo na rua e pensar "hum, isso eu faço melhor na minha cozinha".

Por isso, quando eu encontro fora de casa alguma comidinha que me desperte a atenção, eu fico completamente obcecada. Foi o caso de um bolo de chocolate branco e limão que provei no Lá em Casa Cuisine, um traiteur* incrível que fica pertinho da minha casa. Sério: eu não consigo manter a compostura diante dele. A textura rica do chocolate branco, a leveza do limão, a combinação perfeita de doce e azedo, gente, não dá pra explicar.

Daí que eu comecei a pesquisar por aí por receitas que pudessem reproduzir a delícia da dobradinha do chocolate branco com o limão. Caí em uma promissora receita do David Lebovitz. Qualquer receita que ele dá é, no mínimo, o máximo. E essas barrinhas não foram diferentes.

De textura, lembram um bom brownie fudgy. De sabor, lembram muito o bolo (ou seja - são maravilindas). O preparo é muito fácil e elas ficam tão bonitas...

Se eu fosse você, faria uma fornada dessas belezinhas hoje mesmo. E, desde já, de nada ;-)

Brownies de chocolate branco e limãoReceita minimamente adaptada daqui

Ingredientes:

150 g de manteiga sem sal, em cubos (usei com sal)
170 g de chocolate branco picado
1 pitada de sal (omiti)
Raspas de um limão (a receita original pede siciliano, mas eu quis usar tahiti)
150 g de açúcar
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
150 g de farinha

Para o glacê de limão:
120 g de açúcar de confeiteiro (usei impalpável)
2 colheres (sopa) de suco de limão espremido na hora (a receita original pede siciliano, mas eu quis usar tahiti)
Opcional - mais raspas de limão para decorar

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 190ºC. Unte uma assadeira quadrada de 20 cm com manteiga e forre fundo e laterais com papel manteiga, deixando sobrar 5 cm para fora (eles vão servir como 'alças' mais adiante).

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria (eu levei os dois juntos ao fogo bem baixinho, numa panela de fundo grosso, mexendo sempre, até derreter, afastando do calor a qualquer sinal de superaquecimento). Acrescente as raspas de limão e misture bem. É possível que a mistura não esteja com uma cara muito homogênea, com a manteiga líquida meio separada do chocolate derretido. Não se preocupe, é assim mesmo. Retire do fogo e deixe amornar.

Em uma tigela média, com o auxílio de um fouet, bata os ovos com o açúcar até espumar. Em seguida, acrescente a mistura de chocolate branco derretido, mexendo bem até ficar uniforme. Adicione então a farinha, misturando delicadamente com uma espátula de silicone até que ela fique incorporada à massa (cuidado para não mexer demais).

Verta a massa na forma preparada e leve ao forno por 30 a 35 minutos, até que um palito inserido no centro do... ahn... bolo (vamos chamá-lo assim) saia limpo.

Retire a forma do forno e deixe esfriar um pouco sobre uma grade. Assim que estiver mais fria, segure as 'alças' de papel manteiga e remova o bolo. Vire-o sobre um prato grande, remova o papel manteiga do fundo e desvire-o sobre a grade. Deixe esfriar completamente.

Prepare então o glacê: em uma tigelinha, combine o suco de limão e o açúcar até obter um creme ralo e homogêneo. Com o auxílio de uma colher, derrame-o delicadamente sobre o bolo. Espalhe a cobertura com uma espátula de confeiteiro ou faquinha pra passar patê. Se quiser, rale por cima um pouquinho de casca de limão tahiti para dar um toque aromático e verdinho.

Quando o glacê ficar durinho, corte o bolo em 9 ou mais pedaços.

Observação final:

Tô phyna, né, mandando um francês logo no segundo parágrafo. Eu explico: traiteur é o que a gente conhece em português como tratoria - um estabelecimento que vende pratos prontos pra gente fazer a festa em casa. Além do bolo divino de chocolate branco com limão, o Lá em Casa tem tortas salgadas deliciosas, a melhor mousse de chocolate de vida e um monte de outras delícias francesas. Se você for de Brasília, recomendo demais dar um pulo lá. E não, não estou recebendo nadinha por falar bem deles. Eu realmente sou fã de carteirinha.

3 comentários:

Cristina disse...

Letrícia, fui totalmente contaminada e convencida pela sua fala, vou fazer com certeza e ainda nesse fds...tenho todos os ingredientes em casa, já estou animada!
Qto a ficar meio "besta" tbm tenho passado por isso, experimento coisas por aí e penso imediatamente, faço melhor!haha
Bom fds!

O cantinho dos Gulosos disse...

esses quadrados devem ser tão deliciosos e saborosos.


O Cantinho dos Gulosos

Clara Brito disse...

Ui belos quadrados. Já comia um.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/09/pudim-de-chia-figos-e-iogurte.html

Printfriendly