Mix de castanhas temperadas

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Castanhas temperadas são o petisco preferido do meu pai. Assim, quando topei com a receita da Renata, guardei com carinho para usar no Dia dos Pais. O preparo é muito fácil - difícil é manter o autocontrole e não comer tudo de uma vez só.

Para que o meu pai pudesse comer mais à vontade, aumentei a quantidade de castanhas e diminuí um pouco o açúcar e o sal. Também peneirei as castanhas, depois de prontas, para remover o excesso de tempero. Continuaram deliciosas e viciantes.

Castanhas temperadasReceita adaptada daqui 

Ingredientes: 

4 xícaras (chá) do seu mix de castanhas preferidas - usei amêndoas e amendoins crus com pele, castanhas-de-caju tostadas e pistaches sem casca, tostados (todos sem sal)
2 colheres (sopa) de alecrim fresco, picado (usei seco, pois era o que havia em casa)
1/2 colher (chá) de pimenta-caiena
2 colheres (chá) de açúcar mascavo (usei 1 e 1/2)
2 colheres (chá) de sal (usei 1 e 1/2)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal, derretida

Modo de preparo: 

Vou explicar como procedi, já que usei parte das castanhas crua, parte tostada.

Em uma assadeira, coloquei as amêndoas e os amendoins crus e levei-os para assar em forno pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 10 minutos, até que ficassem levemente dourados. Enquanto isso, em uma tigela grande, misturei os ingredientes do tempero - manteiga, sal, açúcar mascavo, alecrim picado e pimenta caiena.

Retirei as castanhas assadas do forno, misturei a elas as castanhas torradas e adicionei tudo à tigela, revolvendo bem até que ficassem recobertas pelo tempero. Deixei esfriar, passei por uma peneira para retirar o excesso de sal e servi.

Printfriendly