Bolo de carne da minha mãe

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Esta receita é bem antiga - de um tempo em que minha mãe ainda comia carne vermelha (ponha aí uns 30 anos ou mais). E, para mim, tem um gosto tão bom de infância, de comida caseira, que eu quis compartilhar com vocês.

Como toda receita da minha mãe, ela é bem flexível. Quer misturar pimentão ou azeitona picada à carne? Pode. Quer rechear o bolo com ovos cozidos, com linguiça calabresa defumada, com queijo ou com vegetais cozidos? Pode também. Quer fazer sem bacon? Eu não entendo você, mas pode fazer. Quer trocar o pão moído por aveia em flocos finos? Por que não? Quer servir com molho de tomate e derreter um queijinho por cima? Opa!

Receita de deixar sempre à vista, na porta da geladeira. Vá por mim ;-)


Bolo de carne da mamãe
Receita adaptada da original da mamãe :-)

Ingredientes:

500 g de carne moída (eu uso patinho moído duas vezes)
1 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 ovo
1/4 de xícara de pão moído
14 de xícara de leite (uso desnatado porque é o que está sempre à mão)
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
1 colher (chá) de salsinha picada
1 colher (sopa) de pimentão picadinho 
1/2 cenoura cortada em palitos, cozida, para rechear
250 g de bacon fatiado

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. 

Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes (menos o bacon e a cenoura do recheio) até ficar bem homogêneo.

Corte um pedaço grande de papel alumínio e coloque sobre a bancada. Bem no meio dele, coloque metade da mistura de carne, formando um retângulo. Com o dedo, faça uma depressão ao longo do bolo e acomode o recheio. Cubra com o restante da mistura de carne, modelando até ficar com o formato aproximado de um pão.

Agora é hora de cobrir o bolo de carne com as fatias de bacon. Você pode cobrir apenas o topo dele, guardando o restante do bacon para outro uso. Ou pode pirar no bacon e cobrir tudo. É simples: basta cobrir o topo e, com o auxílio do papel alumínio, rolar o bolo delicadamente até expor a parte não-coberta. Aí, é só cobri-la com o restante do bacon, tomando o cuidado de prender as pontas das fatias umas sob as outras.

Com o bolo de carne bem centralizado no papel alumínio, acomode-o em uma forma de bolo inglês de 21 cm X 11 cm ou em uma assadeira. Sim, você vai levá-lo ao forno sobre o papel alumínio onde ele foi modelado. Isso ajuda muito na hora de desenformar.

Leve o bolo de carne ao forno por 1 hora. Ele solta muito líquido ao longo do cozimento. Assim, se usar a forma de bolo inglês, é bom retirá-la do forno aos 20 e aos 40 minutos, descartar o excesso de líquido na pia e colocá-la de voltar para assar.

Quando o bolo estiver pronto, retire-o do forno e deixe-o descansar por 15 minutos antes de desenformar e fatiar. Sirva com macarronada ao sugo, purê de batatas ou qualquer outro acompanhamento reconfortante.

Observação final:

Se optar por não usar bacon, é bom untar o papel alumínio e pincelar o bolo de carne com manteiga derretida antes e durante o cozimento. Assim, ele mantém a umidade e fica mais douradinho.

3 comentários:

O cantinho dos Gulosos disse...

que aspeto delicioso, já começa a dar fome para o jantar.


O Cantinho dos Gulosos

Mari Azevedo disse...

Quem não ama um bolinho de carne?
Essa receita realmente lembra a infância... é uma delícia!
Ficou lindo o teu, Lê!
Bjs,

Mari
playfulcuisine.blogspot.com

Clara Brito disse...

Esse rolo de carne ficou com óptimo aspecto.

Beijinhos e bom domingo,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/macarrao-de-abobora-e-grao.html

Printfriendly