Bolo de chocolate branco e limão siciliano

domingo, 9 de outubro de 2016

Outro dia postei aqui uma receita incrível de barrinhas de chocolate branco e limão. Chegou a fazê-las? São incrivelmente deliciosas. Eu adorei a receita e adicionei ao meu repertório alegremente. Mas devo confessar que aquilo ainda não era o que eu procurava. Eu queria bolo, gente. Um bolo com aquele gosto, mas bem fofo e úmido.

Depois de muitos testes desanimadores de receitas de bolos de chocolate branco, confesso que já tinha desistido. Foi quando me deu um estalo - e se eu procurasse uma receita de bolo que usasse chocolate escuro derretido e tentasse adaptá-la?

Foi o que eu fiz. Como referência, usei uma receita da Luciana Lobo, chef chocolatière porreta, prima da musa Rita Lobo. Virei, mexi e cheguei à receita abaixo.

O resultado? O MELHOR BOLO DE CHOCOLATE BRANCO E LIMÃO. Sério. O melhor. É certamente um dos melhores bolos que eu já comi na vida.

Desde que me tornei mãe, tenho dado preferência a receitas que são o oposto dessa: pouco trabalho, pouca louça suja e o mínimo de barulho possível. Mas, de vez em quando, preparar uma receita um tiquinho mais trabalhosa é um ritual prazeroso - quase uma forma de meditação. E quando o resultado compensa tanto, tudo que eu posso dizer é: arranje um tempo sossegado e prepare. Você merece esse carinho.

Bolo de chocolate branco e limão - inteiro
Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes:

3 ovos grandes (gemas separadas das claras)
125 g de manteiga amolecida
125 g de chocolate branco em barra, picadinho (eu usei tanto em barra quanto em gotas)
100 g de açúcar refinado
60 g de farinha de trigo
Raspas da casca de 1 limão siciliano

Cobertura:
60 g de açúcar impalpável
1 colher (sopa) de suco de limão coado, espremido na hora
Raspas da casca de meio limão siciliano (opcional)
Rodelas de limão siciliano para decorar (opcional)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 190ºC. Prepare uma forma retangular de bolo inglês de 21 x 11 cm: unte-a com manteiga e forre-a com papel-manteiga, deixando sobras nas laterais.

Leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Ela servirá de base para o banho-maria.

Coloque a manteiga amolecida em uma tigelinha e misture bem, com uma colher, até que ela fique lisa e cremosa.

Acomode o chocolate branco em uma tigela média de vidro ou de inox e coloque sobre a panela com água fervente, sem deixar a água tocar o fundo da tigela (o vapor da água deve ser a fonte de calor). Mexa de vez em quando até o chocolate branco derreter. Deixe esfriar em temperatura ambiente.

Na tigela em que o chocolate foi derretido, junte a manteiga e misture com uma espátula de silicone até ficar uniforme. Reserve (e não se preocupe se a manteiga se separar do chocolate, é só misturar novamente antes de usar).

Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as gemas e bata até obter uma gemada esbranquiçada. Adicione a mistura de manteiga com chocolate branco e as raspas de limão e bata até ficar bem homogêneo. Transfira a massa batida para uma tigela grande.

Lave e seque bem a tigela da batedeira e o batedor de arame. Agora, utilize-os para bater as claras em neve até formar picos firmes.

Incorpore ⅓ das claras em neve à massa e misture delicadamente com uma espátula de silicone em movimentos circulares de baixo para cima. Repita o procedimento até que as claras estejam totalmente incorporadas.

Peneire a farinha de trigo sobre a massa e misture delicadamente com uma espátula de silicone até que não haja mais vestígios.

Transfira a massa para a forma preparada. Leve ao forno preaquecido e deixe assar até que o bolo passe no teste do palito (eu começaria a testar por volta de 30-35 minutos). Retire-o do forno e deixe esfriar completamente em uma grade.

Prepare então o glacê: basta misturar o suco de limão com o açúcar impalpável, mexendo bem até ficar lisinho. Se ficar muito grosso, acrescente mais gotinhas de suco. Se ficar muito ralo, adicione um tiquinho mais de açúcar impalpável.

Quando o bolo estiver frio, desenforme-o no prato de servir e cubra-o com o glacê. Se quiser, decore com raspinhas e rodelas de limão. O glacê vai ficar durinho e lindo quando secar. Mas, se não quiser, não precisa esperar tanto, glacê molinho também é bom.

Bolo de chocolate branco e limão - fatia

Observações finais:

* A receita também dá certo com chocolate em barra de comer. Só não use cobertura, por favor!

* Se quiser, derreta o chocolate no micro-ondas (eu acho até mais fácil). Lembre-se de usar intervalos curtos (no máximo 30 segundos) e potência média. O meu se resolveu com 2 sessões de 30 segundos.

* Os bolinhos das fotos foram assados em panibois, forminhas francesas de madeira super charmosas. Elas vão ao forno, são reutilizáveis e não, eu não sei onde comprá-las aqui no Brasil. Reaproveitei as forminhas dos bolos que comprei no Lá em Casa Cuisine D'Amis (os que despertaram a minha obsessão).

* Se eu continuarei comprando os bolinhos do Lá em Casa tendo chegado a esta receita? Claro que sim. Como eu já devo ter contado, minhas sessões de baking só começam depois que a casa aquietou - ou seja, por volta das 23h. Assim, por mais que eu ame fazer bolos, não é algo que eu aguente fazer sempre (ainda mais quando a receita envolve muitos passos, tigelas e colheres). Mas gosto da segurança de que não vou precisar ficar privada desse sabor divino durante o recesso de fim de ano, por exemplo. É como massa folhada. Dá pra fazer em casa? Em teoria, dá. Mas se alguém fabrica uma muito boa, eu prefiro comprar.

2 comentários:

Cristina disse...

Olá Letrícia, já fiz essa combinação de chocolate branco e limão e adorei, aliás já repeti...então certamente vou provar essa versão que vc apresentou, parece delicioso, qto as barrinhas, tbm sairão aqui na minha cozinha!
Bom domingo.

Clara Brito disse...

Hummm que delícia de bolo.
Nunca fiz um bolo de chocolate branco. Belíssima ideia e combinação de sabores.

Beijinhos e uma boa semana,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/pimentos-padron-recheados.html

Printfriendly