Bolo de chocolate francês

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Já contei aqui que, para desenvolver a receita do bolo de chocolate branco e limão de alguns posts atrás, usei como referência um bolo de chocolate francês da Luciana Lobo, né. Pois é. Enquanto saboreava uma fatia daquele bolinho cítrico tão delícia, relembrei as palavras da vovó: o fruto não cai longe da árvore. O bolo de chocolate escuro devia ser tão bom quanto o clarinho.

Eu não estava errada. O tal bolo de chocolate francês fica muito leve, fofo e super chocolatudo. É pouco doce - um perigo, pois dá para comer muitas fatias seguidas.

Faça já para o seu chá da tarde. E se pretender servir este bolo para crianças ou para paladares infantis, capriche ao polvilhar açúcar de confeiteiro ou use chocolate meio amargo (uns 50% de teor de cacau já está bom).


Receita daqui

Ingredientes:

3 ovos
170g de manteiga sem sal amolecida
125g de chocolate meio amargo (eu usei um amargo, com 73,5% de teor de cacau)
135g de açúcar
60g de farinha de trigo
1 pitada de sal

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 190ºC. Prepare uma forma retangular de bolo inglês de 21 x 11 cm: unte-a com manteiga e forre-a com papel-manteiga, deixando sobras nas laterais.

Leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Ela servirá de base para o banho-maria.

Coloque a manteiga amolecida em uma tigelinha e misture bem, com uma colher, até que ela fique lisa e cremosa.

Acomode o chocolate em uma tigela média de vidro ou de inox e coloque sobre a panela com água fervente, sem deixar a água tocar o fundo da tigela (o vapor da água deve ser a fonte de calor). Mexa de vez em quando até o chocolate derreter. Deixe esfriar em temperatura ambiente.

Na tigela em que o chocolate foi derretido, junte a manteiga e misture com uma espátula de silicone até ficar uniforme. Reserve.

Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as gemas e bata até obter uma gemada esbranquiçada. Adicione a mistura de manteiga com chocolate e bata até ficar bem homogêneo. Transfira a massa batida para uma tigela grande.

Lave e seque bem a tigela da batedeira e o batedor de arame. Agora, utilize-os para bater as claras em neve até formar picos firmes.

Incorpore ⅓ das claras em neve à massa e misture delicadamente com uma espátula de silicone em movimentos circulares de baixo para cima. Repita o procedimento até que as claras estejam totalmente incorporadas.

Peneire a farinha de trigo sobre a massa e misture delicadamente com uma espátula de silicone até que não haja mais vestígios.

Transfira a massa para a forma preparada. Leve ao forno preaquecido e deixe assar até que o bolo passe no teste do palito (eu começaria a testar por volta de 30-35 minutos). Retire-o do forno e deixe esfriar completamente em uma grade.

Antes de servir, desenforme-o com o auxílio das sobras de papel-manteiga. Remova o papel, coloque no prato de bolo e polvilhe com uma camada de açúcar de confeiteiro.

3 comentários:

Cristina disse...

Tenho certeza que ficou delicioso, vai pra lista junto com o anterior!
Bj e bom fds

Mari Azevedo disse...

Que bolo lindo, Lê!!
Chocolate é o predileto do Albertinho, e confesso que a mamãe tbm adora! rs
Bjo grande!

Clara Brito disse...

Hummm que bolo bem guloso.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/bolo-chiffon-de-laranja-minha-moda.html

Printfriendly