Quinoa doce

sábado, 1 de outubro de 2016

Sempre gostei de papas, mingaus e sobremesas nesse mesmo espírito - cremosas, quentinhas e reconfortantes. Amo arroz-doce, canjica, curau, mingau de tapioca, de maizena, de aveia... mas nunca havia testado fazer com quinoa em grãos.

A oportunidade surgiu quando preparei quinoa marroquina (eu preparo separo em porções e congelo para as marmitas e jantares corridos - AMO). Acabei me empolgando e cozinhando mais quinoa do que o necessário. Acabei com 1 xícara de quinoa cozida em água levemente salgada e nenhuma vontade de aproveitá-la em outra receita salgada. Dei uma fuçada na internet e achei uma receita da Pati Bianco que me deu a inspiração que faltava.

Ficou pronto num instantinho, super cremoso e tão gostoso! Mesmo cozida, a quinoa engrossa o creme lindamente. Se você curte mingau e quinoa, dê uma chance a essa delicinha!

Quinoa doce
Receita livremente adaptada daqui 

Ingredientes: 

1 banana bem madura, amassada
2 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de ghee ou manteiga sem sal
1 xícara de quinoa cozida em água levemente salgada
1 xícara de leite desnatado (ou do seu leite vegetal preferido)
Canela em pó, a gosto
O seu adoçante preferido, a gosto (eu usei xilitol, mas você pode usar o que quiser - inclusive açúcar)

Modo de preparo:

Numa panela de fundo grosso, leve a banana amassada e a água ao fogo baixo, mexendo bem com uma colher de pau até ficar uniforme. Acrescente a manteiga, mexa até derreter e acrescente a quinoa. Misture rapidamente e adicione o leite. A partir daí, mexa constantemente com um fouet até engrossar.

Adicione a canela, o adoçante preferido, misture bem e prove. Quando estiver cremoso e doce do tanto que você gosta, desligue o fogo.

Sirva quente ou morno em cumbuquinhas com mais canela e rodelas de banana, se quiser.

Observações finais:

- Fiz com leite desnatado e adoçante porque peguei MUITO pesado nas férias e agora estou procurando dar uma maneirada. Se você não precisa pegar leve, pode usar leite integral e açúcar, numa boa. Não curte refinados? Use açúcar mascavo, mel, melado ou rapadura e ganhe de brinde um gostinho a mais.

- Não toma leite de vaca por algum motivo? Não tem problema. Use o seu leite vegetal preferido.

- E essa manteiguinha marota? Ela estava na receita original (em maior quantidade) e eu achei que emprestaria untuosidade e uma pegada mais 'arroz-doce' para o mingauzinho. Achei bem bom, mas não creio que vá fazer uma enorme diferença se tirar.

- Não curte banana? Pode tirar. Ela está aí para deixar mais docinho e colaborar na textura, mas não é essencial. Aliás, o que precisa ter é leite, quinoa e alguma fonte de doçura. E as suas especiarias preferidas.

4 comentários:

Carol disse...

Pergunta da gordice: dá pra usar leite condensado? 😋

Letrícia disse...

Em teoria, sim, já que leite condensado é leite adoçado concentrado. Mas não sei dizer em qual proporção. Mas jura que você quer comer quinoa com leite condensado?

Beijo, gata!

Clara Brito disse...

Parece bem essa ideia, ficou com bom aspecto.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/dia-um-na-cozinha-e-risotto-milanesa.html

Carol disse...

Por mim eu como tudo com leite condensado hahaha sou a lôka da gordice!

Printfriendly