Antepasto de jiló

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Meu nome é Letícia, tenho 40 anos e provei jiló pela primeira vez há menos de um mês. Eu sei, eu sei, para alguém que se orgulha de ter um paladar mais aventureiro, isso é uma vergonha. Mas eu simplesmente não encontrava oportunidade de comer jiló. Ninguém me ofereceu e eu me acomodei com isso.

Até que um dia, comendo num self-service de shopping, encontrei jiló. Peguei um pouquinho para provar e, gente, eu gostei tanto! Achei parecido com berinjela - um pouco mais amargo, é bem verdade, mas muito bom!

Desde então, sempre que encontro, trago um pouquinho de jiló pra casa e encontro um jeito diferente de saborear. Da última vez, aproveitando a semelhança entre jiló e berinjela, fiz um antepasto de forno parecido com este daqui. Ficou tão saboroso que trouxe aqui para você provar também.

Antepasto de jiló
Receita adaptada daqui

Quer salvar esta receita no Pinterest ou nos seus bookmarks? Encontre-a no novo endereço do blog: nocalordofogao.com.br
O blog velhinho (ou seja, este aqui) será desativado definitivamente em 31/12/2019.

Ingredientes:

1 dúzia de jilós
1 abobrinha média
1 pimentão amarelo
250g de tomate-uva
1 1/2 cebolas médias
1 dente de alho grande
2 colheres (sopa) de alcaparras em conserva, enxaguadas e escorridas
1/3 de xícara de passas pretas
2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
1 1/2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta calabresa
1 colher (chá) de orégano seco

Modo de preparo:

Higienize os jilós, os tomates, a abobrinha e o pimentão. Corte-os em cubinhos de mais ou menos 1 cm e acomode-os em uma tigela grande, com tampa. Descasque o dente de alho e as cebolas. Corte o alho em pedaços grandes e a cebola em cubos de 1 cm. Acrescente-os à tigela, junto com os outros legumes. Some, por fim, as passas e as alcaparras à mistura.

Despeje sobre os legumes o azeite, o vinagre balsâmico, o orégano, a pimenta calabresa e o sal. Tampe bem a tigela e gire-a vigorosamente para que os legumes fiquem bem distribuídos e temperados de forma uniforme.

Forre uma assadeira grande com papel alumínio e, sobre ele, distribua os legumes. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até que os legumes fiquem bem macios (1h30, mais ou menos).

Fica mais gostoso servido frio. E, nos dias seguintes, fica ainda melhor!

4 comentários:

Marly disse...

Oi, Le,

Primeiramente, muito obrigada pelos cumprimentos gentis, por causa do aniversário do blog!
Quanto ao jiló, eu sou fã dele também, embora o consuma muito pouco em minha própria casa, já que aqui só eu gosto desse vegetal. Mas eu não resisto a um prato com jilós, mesmo que seja só um refogadinho, rsrs. O seu antepasto é muito rico e chique, cheguei a vê-lo numa mesa de festa formal!

Beijo e uma ótima semana pra você!

Mari Azevedo disse...

Lê,

Sabe que eu também nunca comi jiló??
E, pelos mesmos motivos que você, com o adendo de que o marido (bem chatinho, em se tratando de experiências gastronômicas) detesta - e também detesta berinjela! :(
Sempre que faço algo com berinjela aqui, como tudo sozinha (ou faço nas reuniões de família, onde tem mais gente e todos gostam), pois a aversão do Marcelo é tamanha, que ele consegue contaminar o Albertinho: mesmo sem provar, qdo vê o pai falando horrores, automaticamente fala que também nao gosta. Dose né?
Vou dar um jeito de fazer esse antepasto delicioso, e algumas receitinhas com jiló, mesmo que tenha quase certeza de que vou comer sozinha. rrsrss
Bjos,

Mari
playfulcuisine.blogspot.com

Clara Brito disse...

Que bom aspecto ficou esse antipasto.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/11/segundas-sem-carne-e-uma-ovos-mexidos.html

Didi Lavanhini disse...

Tenho um amigo q faz jiló ao forno com parmesai. Ele corta os jilos ao meio, coloca um punhado de parmesão ralado em cima e leva ao forno. Pro meu paladar, fica divino.

Printfriendly