Bolo de banana fofíssimo (com buttermilk e gotas de chocolate)

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Bolo fofíssimo de banana com gotas de chocolate

Quando vou testar receita nova ou quando o preparo envolve muitos ingredientes, gosto de fazer o mise-en-place bem direitinho. Mas, quando a receita é mais simples, daquelas que eu sei de cor, ou quando estou cozinhando com a Alice, prefiro medir tudo durante o processo. Usar as colheres e xícaras medidoras é algo que ela faz com empenho e gosto.

Mas, às vezes, acontece de eu descobrir, enquanto estamos pesando os ingredientes, que não temos tudo que precisamos. Foi o que aconteceu quando este bolo veio ao mundo pela primeira vez. Ia fazer o de banana com farinha de rosca mais repetido dos últimos tempos e descobri, na hora de adicionar a farinha de rosca, que não tinha mais.

O Google recomendou: substitua por farinha de aveia. Não tinha. Substitua por biscoito picado. Já tinha feito essa substituição outras vezes, mas não tinha gostado muito. O jeito foi substituir a receita de bolo de banana com farinha de rosca por bolo de banana com farinha de trigo.

Felizmente, há bem pouquinho tempo eu havia batido os olhos em uma receita interessante de bolo de banana. Foi para ela que eu corri. Vi a lista de ingredientes. Ih, já tinha óleo misturado na minha massa. Ih, tô sem iogurte, será que rola buttermilk caseiro? Mexe daqui, mexe dali, consegui colocar um bolo no forno. E, melhor do que isso, consegui tirar do forno um bolo bonito, cheiroso e que parecia ter crescido propriamente.

A degustação foi no dia seguinte, com os caléugas do trabalho. Foi um grande sucesso. Tão grande que mereceu repeteco na outra semana. Tão grande que até Alice 'só-gosto-de-bolo-de-chocolate' comeu e literalmente chorou ao descobrir que não tinha mais.

É um bolo perfumadíssimo, tão fofo e leve que parece um sonho. Não é doce demais e casa super bem com café ou um chá quentinho. Se quiser um toque mais doce, pode polvilhar com açúcar de confeiteiro ou cobrir com alguma calda doce - chocolate, doce de leite ou manteiga de amendoim são óóóótimas opções.

Bolo fofíssimo de banana com gotas de chocolate
Receita adaptada daqui e daqui

Ingredientes:

360g de farinha de trigo
300g de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó
1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
200g de banana madura bem amassada
150g de óleo vegetal de sabor suave (uso canola)
3 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
360ml de leite (usei desnatado)
1 1/2 colher (sopa) de suco de limão
200g de banana cortada em cubinhos
130g de chocolate meio amargo em gotas ou pedacinhos pequenos

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe caprichosamente uma forma tipo Bundt ou outra em formato de anel com capacidade para 12 xícaras de massa.

Comece pelo buttermilk caseiro: em uma jarra, misture o leite e o suco de limão. Deixe descansar por 15 minutos antes de usar.

Em uma tigela grande, peneire todos os ingredientes secos. Misture-os com um fouet e reserve.

Em outra tigela grande, junte a banana, o óleo, os ovos e o extrato de baunilha e misture bem, com o auxílio de um fouet, até ficar bem uniforme.

Acrescente à tigela com as bananas 1/3 da mistura seca, mexendo bem com uma colher de pau até homogeneizar. Adicione metade do buttermilk e misture mais. Repita o procedimento com o restante da mistura seca e o restante do buttermilk, totalizando 3 adições de mistura seca e 2 de buttermilk.

Por fim, some a banana e o chocolate e envolva delicadamente até que fiquem bem distribuídos na massa.

Verta a massa na forma preparada e leve ao forno até que o bolo passe no teste do palito. Para mim, deu cerca de 1h.

Retire o bolo do forno e deixe-o esfriar sobre uma grade por uns 15 minutos antes de desenformar. Sirva assim, purinho, ou com a cobertura de sua preferência.

Bolo fofíssimo de banana com gotas de chocolate

Observação final:

* Da primeira vez que fiz esse bolo, usei uma forma enorme (com capacidade para 12 xícaras) e não muito decorada. Da segunda vez, usei uma forma ligeriamente menor. Com o que sobrou de massa, assei um bolinho em forma de alumínio descartável - o da foto acima. Foi dele que Alice comeu. E foi por ele que a pobre chorou copiosamente.

* Muita gente pergunta, então vou contar logo: a forma que fez esse bolo tão lindo é a Heritage, uma bundt cake pan (é o nome técnico dela na gringa) produzida pela fábrica americana Nordic Ware. Ela é de uma liga de alumínio super pesada, revestida com antiaderente prateado. A minha foi comprada na Amazon.com.

2 comentários:

O cantinho dos Gulosos disse...

que bonito que esse bolo ficou, e com esses ingredientes super guloso de certeza.

O Cantinho dos Gulosos

Lylia Diógenes disse...

Bolo de banana é sempre gostoso, mas esse parece bem especial, Letrícia!
Já vou levando a receita!
Bj,
Lylia

Printfriendly