Bolo de coco e limão taiti com um toque de gengibre

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Ultimamente tem chovido muito aqui em Brasília. Não me queixo - os reservatórios da cidade precisam ser abastecidos urgentemente. Além disso, adoro chuva e frio, mesmo que isso signifique que eu eventualmente precise buscar as crianças na escola embaixo de um temporal. Faz parte.

Mas, de vez em quando, sinto falta de um pouco de luz e calor. Quando isso acontece, procuro produzir meu raio de sol em casa mesmo. Foi assim que me inspirei para preparar este bolo com gostinho de verão.

Ficou delicioso, super fofinho. Limão e coco são uma combinação incrível, que ganha mais brilho com o toque quente do gengibre. E é tão moleza de preparar que eu correria pra cozinha agora mesmo, se fosse você.

Bolo de limão e coco com um toque de gengibre
Receita livremente adaptada daqui e daqui

Ingredientes:

Para o bolo:
1 1/2 xícaras de farinha de trigo comum
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de gengibre em pó (pode usar a mesma quantidade de gengibre fresco ralado)
1 xícara de açúcar
Raspas das cascas de 2 limões taiti
3 ovos grandes
1 xícara de leite de coco
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de óleo de coco
50g de coco ralado (reserve 3 colheres de sopa para a a decoração do bolo)

Para a calda:
Suco de 1 limão taiti
50g de açúcar

Para o glacê:
Suco de 1/2 limão taiti
1/2 xícara de açúcar impalpável (ou quanto baste)

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte com óleo uma forma média de bolo inglês. Forre-a com papel manteiga, deixando sobrar para os lados, e unte-o também (não unte as sobras de papel, tá).

Em uma tigela grande, com o auxílio de um fouet, misture a farinha de trigo, o fermento, o sal e o gengibre em pó. Reserve.

Em uma tigelinha, coloque o açúcar e as raspas de limão, esfregando-as com as pontas dos dedos para liberarem o perfume. Junte à tigela com a farinha e mexa com o fouet até ficar bem misturado.

Em uma tigela média (calma, é a última tigela que você vai usar), junte os ovos, o leite de coco, a baunilha e o óleo de coco e misture bem até ficar homogêneo.

Despeje a mistura líquida sobre a mistura de farinha e misture com uma espátula de silicone até os ingredientes secos sejam incorporados à massa. Por fim, envolva o coco ralado delicadamente até que ele fique bem distribuído à massa.

Verta a massa na assadeira preparada. Espalhe o coco ralado reservado sobre a massa e leve ao forno por cerca de 1 hora ou até que o bolo fique dourado e passe no teste do palito.

Minutos antes de tirar o bolo do forno, prepare a calda: basta misturar o suco de limão e o açúcar. Quando retirar o bolo do forno, faça vários furos em sua superfície com um palito de dentes e, com o auxílio de uma colher, distribua a calda em toda a superfície.

Quando o bolo estiver morno, desenforme-o com cuidado, remova o papel manteiga e acomode no prato de servir. Faça então o glacê: em uma tigelinha, misture o açúcar impalpável e o suco de limão até obter um glacê fluido como mel (ajuste a quantidade de açúcar e/ou suco de limão de acordo com a sua necessidade).

Espalhe o glacê sobre o bolo. Se quiser, espere secar. Ou não ;-)

Observação final:

* Como há cada vez mais gente com intolerância à lactose ao meu redor, esse bolo não leva nadica de nada de leite e derivados.

* Em uma das vezes que preparei esse bolo, só tinha 1 garrafinha de 200 mL de leite de coco em casa. Completei o que faltava para dar 1 xícara com água de coco. Ficou bom igual.

4 comentários:

Cristina disse...

Oi Letrícia, adorei a combinação, levo a receita e farei com certeza! Só por curiosidade, são mini forminhas essas na foto ou formas de tamanho normal?
Bj

Letrícia disse...

Oi, Cristina! São mini-forminhas de papel. Eu usei uma forma de papel descartável que era ligeiramente menor do que uma forma convencional de bolo inglês e acabei ficando com uma sobra de massa. Aproveitei e fiz mini-bolinhos! Beijos!

Cristina disse...

São lindinhas!Obrigada!

Clara Brito disse...

à dois anos atrás ofereci bolos como prendinhas de Natal, feitos em formas de papel com forma de pinheiro. :-)
Adorei esse bolo de coco e limão.
Levo a receita comigo.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/waffles-de-abobora-no-forno.html

Printfriendly