Brownies de cerveja stout

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

No fim de outubro, combinamos comemorar os aniversariantes do mês na repartição. Prometi fazer brownies - estes daqui, de cerveja stout, para ser mais específica. Só que, enquanto separava os ingredientes, descobri que não tinha cerveja em quantidade suficiente. Precisei recorrer a outra receita.

Teria de fazer uma degustação com as duas receitas lado a lado para dizer qual é a melhor. Mas posso garantir que a de agora é realmente deliciosa. Em temperatura ambiente, os brownies têm consistência quase cremosa - algo que arrancou suspiros e elogios entusiasmados dos convivas. Mas, guardados na geladeira, eles adquirem consistência super fudgy (o que eu prefiro).

Saboreá-los com um sorvete de sabor suave e boas companhias é bom demais. Mas eles casam especialmente bem com noites frias, depois de um dia conturbado. Reserve-se um momento sossegado e coma-os geladinhos, recém-saídos da geladeira, sem ninguém por perto para atrapalhar. Você vai ter a impressão de ouvi-los dizer: "vai ficar tudo bem".

Brownies de Stout
Receita daqui

Ingredientes:

½ copo de cerveja stout (usei a deliciosa espresso stout Hitachino)
340g de chocolate meio amargo, finamente picado (usei um 70%)
1 xícara de manteiga sem sal em pedaços
1 ½ xícaras de açúcar
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¾ de xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma quadrada com 23 cm de lado. Forre-a com papel manteiga.

Em uma panela pequena, leve a cerveja para ferver em fogo médio-alto. Deixe que ela reduza até a metade do volume (cerca de 5 minutos). Apague o fogo e espere esfriar.

Coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela de vidro refratária e derreta (no micro-ondas ou em banho-maria, como preferir). Misture até ficar uniforme e reserve.

Em uma tigela grande, com o auxílio de um fouet, misture o açúcar, os ovos e o extrato de baunilha até ficar bem combinado e de cor amarelo pálido. Adicione gradualmente o chocolate derretido, seguido da cerveja reduzida, mexendo sempre. Por fim, adicione a farinha e o sal, envolvendo cuidadosamente com uma espátula de silicone até que não haja mais traços aparentes de farinha.

Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno até que o brownie passe no teste do palito para brownies (isto é, ainda com migalhas úmidas). Deve demorar algo em torno de 35 minutos. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar sobre uma grade antes de cortar e servir.

Armazene os brownies em recipiente hermeticamente fechado por até 5 dias (em temperatura ambiente ou na geladeira).

Nenhum comentário:

Printfriendly