Brownies de chocolate, banana e amendoim

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Não espalhe por aí, mas eu sou uma guerrilheira - estou em permanente combate contra a bad vibe, o climão, a discórdia. Minhas ações são pontuais e inesperadas (embora sejam aguardadas com ansiedade). O local onde costumo agir é a repartição e adjacências. A minha arma? Bolos e brownies.

Agora, falando sério, curto mesmo trazer guloseimas para os colegas de trabalho. Gosto de pensar que torno o dia deles um pouquinho melhor - ainda que seja apenas enquanto eles saboreiam algo que preparei. Gosto de pensar que essa sensação de bem-estar pode influenciar positivamente a sua disposição e a forma com que se relacionam com todos à sua volta. É pouco, eu sei, mas faz lá alguma diferença.

Até outro dia, achei que a minha missão fosse secreta. Mas fui surpreendida por um contra-ataque: como agradecimento pelo carinho que dedico a eles, meus colegas fizeram uma 'vaquinha' e me deram de presente um conjunto de assadeiras da KitchenAid que é puro assombro e luxo.

Estreei o meu presente com brownies amor-e-perdição da diva Simone Izumi, do Chocolatria. Tive a ousadia de substituir alguns ingredientes de acordo com a disponibilidade da minha despensa. O resultado foi delicioso. A combinação matadora de banana com amendoim (queridinha de Elvis Presley, sabia?) brilha lindamente sobre os brownies chocolatudos. Receita pra repetir em ataques-surpresa ou em qualquer festinha com muita gente.

Brownies de chocolate, banana e amendoim
Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:

150g de manteiga sem sal
340g de chocolate meio amargo picadinho, divididos (250g + 90g)
100g de açúcar comum
60g de açúcar mascavo
4 ovos grandes
150g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
2 bananas-nanicas grandes em rodelas
60g de amendoim torrado, sem pele, salgado

Cobertura:
2 bananas-nanicas em rodelas passadas em açúcar refinado

Para decorar (opcional):
30g de manteiga de amendoim cremosa
2 colheres (sopa) de leite de soja para culinária*
1 paçoca de 30g

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Forre com papel alumínio ou papel manteiga uma assadeira com 20 x 30 cm.

Em uma tigela refratária, junte 250g de chocolate e a manteiga. Derreta em banho-maria ou no micro-ondas. Reserve.

Em outra tigela, bata os ovos e os dois tipos de açúcar até ficar cremoso. Junte o sal e a mistura de chocolate e envolva bem. Adicione gradualmente a farinha e misture delicadamente.

Despeje metade da massa na assadeira e espalhe uniformemente com uma espátula de silicone. Sobre essa camada, acomode as rodelas de banana, o amendoim e o restante o chocolate picado. Despeje então o restante da massa, espalhando com a espátula até cobrir bananas, chocolate e amendoins (não precisa ficar perfeito, tá).

Decore com as fatias de banana passadas em açúcar e leve para assar por 25 a 30 minutos, até a massa firmar. Na dúvida, faça o teste do palito (ao ser espetado no brownie, o palito deve sair com migalhas úmidas).

Quando o brownie estiver frio, corte-o em pedaços e decore-o, ainda na assadeira. Numa tigelinha, misture a manteiga de amendoim e o leite de soja até ficar uniforme. Coloque a mistura em um saquinho para congelamento de alimentos e corte a pontinha. Faça padrões decorativos sobre o brownie e, sobre eles, espalhe paçoca picada. Sirva imediatamente.

Observações finais:

* Usei leite de soja porque havia intolerantes a lactose entre meus convivas. Mas, se não for o seu caso, pode usar leite comum ou creme de leite.

* Fiz pouquinha cobertura, só para um efeito decorativo, mesmo. Mas pode fazer quanto achar melhor!

* A paçoca picada fica úmida muito rapidamente. Assim, se quiser, pode espalhar a cobertura líquida antes, mas deixe a paçoca para a hora de servir.

Um comentário:

Leili disse...

Letícia, amei sua narrativa! Que sorte das pessoas poderem receber seu cuidado e suas good vibes. Parabéns pelo presente, vc merece!!! E que espetáculo de receita! Abração e continue na sua missão, pois é coisa linda.

Printfriendly