Bolo de pera com farinha de rosca

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Outro dia, enquanto rodopiava pela cozinha com uma varinha de condão na mão, Alice me contou, muito faceira: "minha fruta preferida é pera!". Mãe besta que sou, já me animei, pensando que a filhota começara a redescobrir o amor pelas frutas. Corri para o mercadinho e comprei uma caixinha de peras ercolini - aquelas pequeninas e bonitinhas.

Ofereci a perinha inteira - não quis. Cortei em pedaços - outra recusa. Descasquei, cortei em cubinhos e servi espetada com palitinhos decorados - "que lindo, mamãe". Só. Não comeu um mísero pedaço. Felizmente, Gabriel é bom de garfo e deu cabo da pobre fruta.

Continuei insistindo dias seguidos, mas ela graciosamente recusava todas as minhas ofertas. Até que, ouvindo a TV, descobri: "minha fruta preferida é pera" é a fala de algum personagem de desenho animado, não uma opinião dela. ¬¬

Ótimo. Agora eu já sabia que daquele mato demoraria a sair coelho. O problema é que as peras já estavam ficando muito maduras. O que fazer, o que fazer? Se você me conhece, sabe que a resposta provavelmente vai ser... BOLO!

Fuçando por aí, descobri uma receita de bolo de maçã do Daniel Bork (do programa de TV Dia a Dia) que me pareceu uma referência interessante. Usava farinha de rosca, ó que diferente!

Virei, mexi e me saí com um bolinho delícia, perfumadíssimo, que faz qualquer pausa para o café virar um momento especial. Aproveite que fevereiro é tempo de pera e vem comigo!

Bolo de pera com farinha de rosca - grande
Inspiração daqui

Ingredientes:

3 ovos
5 peras pequenas picadas
3/4 de xícara de óleo
3/4 de xícara de açúcar (se gostar mais doce, aumente para 1 xícara)
2 xícaras de farinha de rosca
1/4 de xícara de uvas-passas
1/4 de xícara de mel
1 colher (chá) de canela
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Cobertura:
3 peras pequenas fatiadas com o mandoline (ou quantas você achar necessárias)
1 1/2 colheres (sopa) de açúcar misturadas com 1/4 de colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo:

Unte com óleo e polvilhe com farinha de rosca (ou farinha de trigo) uma forma de bolo inglês média a grande. Ligue o forno a 180ºC.

Em uma tigela grande, misture com um fouet a farinha de rosca, o açúcar, a canela, o sal e o fermento em pó.

No liquidificador, bata os ovos com o óleo, o mel e as peras até ficar bem uniforme.

Despeje a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos e misture com uma espátula de silicone até obter uma massa homogênea, com consistência semelhante a de um mingau. Some então as passas, envolvendo delicadamente até distribuí-las na massa.

Verta a massa na assadeira previamente preparada. Alise a superfície com o auxílio de uma espátula. Sobre ela, distribua as fatias de pera. Polvilhe tudo com a mistura de açúcar com canela.

Leve ao forno até que o bolo passe no teste do palito. Deixe esfriar, corte em fatias e sirva.

Bolo de pera com farinha de rosca

Observações finais:

* Usei uma assadeira descartável um pouco menor do que a média de bolo inglês e fiquei com massa suficiente para ela e mais 3 mini-forminhas (como as da foto logo acima).

* Gostou das forminhas? São de uma loja online chamada Confeiteiro Store. São ótimas! E não, eu não estou ganhando nada para divulgá-las (mas bem que poderia, néam). Conheci no Instagram e me apaixonei!

* Eu não fiz, mas recomendo que você faça: para um gosto mais pronunciado de peras, acrescente à massa uma a duas perinhas sem casca, em cubinhos, junto com as passas. É o que eu pretendo fazer da próxima vez que comprar peras (ou cair no conto da fruta preferida) ;-)

2 comentários:

O cantinho dos Gulosos disse...

esse bolinho estão com muito bom aspeto, devem ser bem gulosos.


O Cantinho dos Gulosos

Clara Brito disse...

Belo bolinho.
Já comia.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/dia-um-na-cozinha-canelones-vegetarianos.html

Printfriendly