Salada de abobrinha, pera e erva-doce

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Mais uma salada de abobrinha? Sim! Gostei tanto de comer abobrinha crua que quis repetir a experiência em outra receita. Esta, do Jamie Oliver, tinha grande chance de me agradar, com o toque adocicado da pera. Mas havia um endro no meio do caminho.

Endro, conhece? Ele também é chamado de dill. É a erva bonitinha e descabelada que aparece na foto. O danado não foi fácil de achar. E sabe do que mais? Acabou sendo o único detalhe que eu não curti na salada.

Mas, como a combinação abobrinha + pera + molho de iogurte e hortelã ficou muito boa, resolvi repetir a receita com erva-doce, minha amada erva-doce. Nooooossa que coisa boa.

Daí que eu sugiro a você: Dê uma chance a esta salada. Se você curtir endro, segure na mão do Jamie e vá em frente. Se não curtir, faça como eu: aposte na erva-doce. Pode acrescentar só as folhinhas, como foi feito com o endro. Mas eu recomendo que você adicione também um pouco da parte branca, cortada fininho. Fica mara.

Salada de Abobrinha, Pera e Endro
Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes (para 3 a 4 pessoas):

Para a salada:
1 abobrinha italiana média
1 pera grande
1 punhado de folhinhas de erva-doce/funcho
1 'pétala' do bulbo da erva-doce/funcho (a parte branca)

Para o molho:
4 colheres (sopa) de iogurte natural
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
1 colher (chá) de mostarda Dijon
1 colher (sopa) de folhas de hortelã fresco
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Para servir:
Folhas da sua hortaliça preferida (eu usei radicchio)
Castanha tostada e moída (a que você mais gostar - opcional)

Modo de preparo:

O primeiro passo é cortar a abobrinha em rodelas bem finas (use uma mandolina). Salpique sal e deixe descansar por 15 minutos. Passado esse tempo, esprema as rodelas com delicadeza para que elas soltem água. Solte as fatias umas das outras e reserve.

Fatie a pera finamente, deixando as fatias em água com algumas gotas de vinagre branco ou suco de limão. Reserve também.

Por fim, destaque os raminhos das folhas de erva-doce. Fatie finamente o bulbo também.

Agora, prepare o molho. Junte todos os ingredientes (menos o sal) no copo do mini-processador e bata até ficar uniforme. Prove e acerte o sal. Não tem mini-processador? Sem problema! Numa tigelinha, combine o iogurte, o vinagre e a mostarda. Acrescente o hortelã picado bem fininho e a pimenta moída. Misture bem, prove e acerte o sal.

Escorra as fatias de pera e combine-as à abobrinha e à erva-doce, misturando tudo delicadamente com as mãos. Disponha a salada no prato de servir, sobre uma cama de folhas. Regue com o molho, salpique as castanhas e sirva em seguida. Ou, se preferir, deixe molho e castanhas à parte, para que cada um se sirva como desejar.

Observação final:

A salada da foto ainda é a da primeira vez que preparei, com endro. Acabei não fotografando a versão com erva-doce porque a preparei à noite. Mas fica bonita igual.

Um comentário:

Cristina disse...

Oi Letrícia, nunca provei endro, mas qdo vejo em receitas tenho a sensação que tbm não vou curtir. Quero provar sua versão, parece refrescante e saborosa.
Bom fds

Printfriendly