Bolo de fubá da Akemi - o melhor que eu já comi

sexta-feira, 10 de março de 2017

Bolo de fubá

Há um tempinho, no Instagram do blog, pedi sugestões do que fazer com um fubá triturado em moinho de pedra que o hômi me trouxe de uma viagem. Recebi muitas sugestões deliciosas - broinhas, polenta, bolinhos fritos, uma loucura. E a Lica deu a sugestão definitiva - "por que você não dá uma olhada nos bolos de fubá da Akemi?".

Quem frequenta a blogosfera brasileira há pouco tempo talvez não tenha chegado a conhecer, mas Clarice Akemi é uma das blogueiras mais talentosas e generosas que passou por essas bandas. Seu blog, o Pecado da Gula, está sem atualização há algum tempo, mas o acervo de receitas continua afiadíssimo. Recomendo de olhos fechados qualquer receita de lá.

Acontece que a Akemi é uma grande fã de bolo de fubá. Essa paixão virou uma busca incansável pela melhor receita de bolo de fubá de todas. Daí que, há quase 10 anos (9 anos, 11 meses e 2 dias, para ser mais precisa), essa busca chegou ao fim. Akemi finalmente chegou à receita definitiva de bolo de fubá. E, olha, depois de provar esse bolo, eu posso dizer que é a definitiva para mim, também.

É disparado o melhor bolo de fubá que eu já comi na vida. É fofo, é úmido, é doce na medida... um sonho. E, de quebra, é bem rapidinho de fazer.

Faça-se esse carinho. Faça esse bolo hoje. De nada, tá ;-)

Bolo de fubá.
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

4 ovos médios
270 g de açúcar
150 mL de óleo de sabor suave (usei óleo de coco porque adoro o sabor)
110 g de farinha de trigo
130 g de fubá
1 garrafinha de 200 mL de leite de coco
10g/1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma (usei a assadeira recomendada pela Akemi: uma retangular de 24x18cm).

Peneire juntos a farinha, o fubá, o sal e o fermento. Misture-os com um fouet até ficar bem uniforme.

Coloque o leite de coco para esquentar até ferver. quando isso acontecer, desligue o fogo.

Na tigela da batedeira, adicione os ovos e bata rapidamente. Acrescente o açúcar e bata em alta velocidade até obter um creme fofo e pálido. Adicione o óleo em fio, aos poucos, batendo sem parar.

Desligue a batedeira e peneire os ingredientes secos mais uma vez, agora sobre a massa. Ligue a batedeira em velocidade bem baixa (ou, ainda, misture à mão, com um fouet). Acrescente o leite de coco aos poucos, mexendo até incorporar. A massa vai ficar bem líquida, não se espante.

Verta a massa na forma e bata-a sobre a bancada para eliminar bolhas de ar. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até a superfície corar. Abaixe então a temperatura para 160ºC e deixe por mais 20 a 30 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.

Tire do forno e espere 5 minutos antes de desenformar (eu não desenformei, deixei esfriar sobre uma grade e então cortei-o em pedaços).

Observações finais:

* Converti as medidas para gramas e mililitros para facilitar minha vida (e a sua). Minha xícara medidora é maior do que a da receita original e eu me atrapalharia se tivesse que converter as medidas todas as vezes.

* Usei leite de coco por conta dos meus convivas intolerantes à lactose. Mas a receita original usa leite de vaca.

2 comentários:

Cristina disse...

Concordo plenamente, pode-se confiar nas receitas da Akemi de olhos fechados, já fiz inúmeras!
Esse ainda não provei, deve ser maravilhoso.
Bom fds

Clara Brito disse...

Adoro bolo de fubá. Já á muito tempo que não faço.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/cupcakes-de-iogurte-e-coco.html

Printfriendly