Brownies de M&Ms

sábado, 22 de abril de 2017

Na Páscoa deste ano, decidi preparar brownies para as professoras (e professor) dos meus filhos. Queria algo gostoso e que não desse muito trabalho, mesmo que não tivesse um rendimento estupendo, como cookies. Só de pensar em modelar dezenas de biscoitos, ficar plantada do lado do forno morrendo de calor para não deixá-los queimar... que preguiça.

Usei como base a minha receita preferida de brownies de chocolate. Como queria usar M&Ms, que são bem doces, precisei fazer alguns testes de redução da quantidade de açúcar para conseguir contrabalancear. Também adicionei café para um paladar um pouquinho mais interessante.

Ficaram deliciosos! Além de bonitos, ficaram bem equilibrados quanto à doçura* (*sei que o correto é dulçor, mas acho tããão feio), com textura fudgy perfeitinha e casquinha crocante. E, o mais importante: quem ganhou adorou!

Brownies de M&Ms
Receita adaptada daqui

Ingredientes

150g de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
150g de chocolate amargo picadinho (usei um com 70% de cacau)
180g de açúcar refinado
50g de açúcar mascavo claro
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de café solúvel (usei um pouco do pó de uma cápsula de café descafeinado)
150g de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal
100g de M&Ms comuns*

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma assadeira retangular com 26 cm X 17 cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também (eu prefiro usar uma assadeira descartável de alumínio com capacidade para 1,5 L).

Derreta juntos a manteiga e o chocolate: acomode-os em uma panela de fundo grosso, em fogo baixinho, e mexa vigorosamente o tempo todo para não deixar queimar. Quando eles estiverem parcialmente derretidos, remova a panela do fogo e continue mexendo até que o derretimento esteja concluído.

Com um batedor de arame, incorpore os açúcares à mistura de chocolate derretido. Verifique então se a temperatura da mistura já está morna. Se estiver, junte os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. Some a baunilha e o café. Peneire a farinha e o sal sobre a mistura e incorpore gentilmente com uma espátula de silicone, mexendo de baixo para cima, até que não haja mais farinha aparente. Envolva 2/3 dos M&Ms.

Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície com uma espátula de silicone. Sobre ela, distribua o restante dos M&Ms. Asse por 20-25 minutos ou até que as laterais e o topo estejam sequinhos, mas com o centro ainda úmido.

Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir. Rendimento: 1 assadeira de 26 cm X 17 cm ou 8 pedaços de 6 cm X 6 cm (e umas aparas maravilhosas).

Observações finais:

* Usei um utensílio novo que comprei há pouco tempo para cortar os brownies - um cortador múltiplo para brownies e pão de mel de 6 cm x 6 cm. Adorei o resultado, ficou super uniforme.

* Achou o método de derretimento do chocolate muito temerário? Derreta então no micro-ondas ou em banho-maria.

* Recomendo que você use M&Ms comuns por dois motivos: os M&Ms de amendoim nem sempre são os favoritos das pessoas; e os de ovinhos de Páscoa ficam terrivelmente feios e desbotados quando vão ao forno, além de serem chatos de cortar.

* Para preparar as lembrancinhas, fiz assim: primeiro, recortei quadrados de papel manteiga para colocar os quadradinhos de brownie em cima (para que eles não grudassem na embalagem ou um no outro). Em saquinhos de celofane, coloquei dois brownies empilhados. Fechei os saquinhos com arames decorados e coloquei-os dentro de embalagens especiais - saquinhos de pano com orelhinhas de coelho, lindezas que comprei da Trícia Rocha, uma artista das agulhas e linhas daqui de Brasília.

2 comentários:

Cristina disse...

Ficaram lindos, adoro brownie e adoro M&Ms, perfeitos!
Bom fds.

Clara Brito disse...

Que bela gulodice.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Printfriendly