Pãezinhos de leite

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Pãezinhos de leite

No post passado, contei pra vocês das minhas desventuras na cozinha - quase um mês só fazendo porcaria. A redenção veio com aquele bolo de chocolate lindão e delicioso.

Ainda assim, eu não conseguia me sentir suuuuper confiante. Resolvi então fazer um tira-teima: se a sorte realmente estiver de novo do meu lado, vai rolar até pãozinho. Mas, como eu não sou besta nem nada, fui atrás da receita de pão mais badalada do oráculo.

Deu tudo tão certinho, o pão ficou tão lindinho, tão cheiroso, tão gostoso que eu declaro: vai voltar a ter pão nessa casa! E bolo! E o que mais me der na veneta!

Quer dar o seu grito de (usando um termo da moda) empoderamento? Faça aí uma fornada desses pãezinhos, passe manteiga em um quentinho e grite, de boca cheia: EU POFO! EU CONFIGO!

Pãezinhos de leite - falta um
Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:

330ml de leite (usei desnatado porque não costumo ter leite integral em casa)
65g de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de açúcar cristal
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 ovos
650g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal

Para o acabamento:
1 ovo inteiro
1 colher (chá) de leite

Modo de preparo:

Coloque metade do leite em uma panelinha e leve ao fogo alto até que comece a ferver. Retire do fogo, junte a manteiga e o açúcar e misture até a manteiga derreter. Acrescente o leite restante e aguarde a mistura ficar morna para despejá-la na tigela de uma batedeira planetária (ou numa tigela grande, caso você vá sovar a massa à mão). Junte o fermento biológico, misture bem com um garfo para dissolvê-lo e aguarde uns 5 minutos ou até que a mistura espume.

Junte os ovos, a farinha e o sal e trabalhe a massa com o batedor em formato de gancho por cerca de 8 minutos (velocidade baixa) ou até obter uma massa lisa e macia – ou sove na mão por uns 10-12 minutos. Transfira a massa para uma tigela grande com um pouquinho de manteiga derretida no fundo. Gire a massa até que toda a sua superfície, bem como a superfície interna da tigela, fiquem untadas. Cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho até dobrar de volume, uns 40 minutos. Nesse meio tempo, unte com manteiga uma forma de metal de 20 x 30 cm e reserve.

Dê um soquinho na massa para retirar o ar, divida-a em 15 porções de 75 g, cada, e forme uma bolinha com cada porção (não sabe bolear? Olhe esse vídeo fantástico). Arrume as bolinhas de massa na forma previamente preparada, umas ao lado das outras, deixando 1 cm de distância entre elas. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente, cerca de 40 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 200°C.

Em uma tigelinha, bata o ovo e o leite juntos. Pincele os pãezinhos com a mistura e leve ao forno por 20-25 minutos ou até que dourem bem e, ao dar batidinhas neles com os nós dos dedos, o som seja de algo oco. Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 5 minutos. Desenforme com cuidado sobre a gradinha e deixe esfriar. Sirva os pãezinhos mornos ou em temperatura ambiente.

Os pãezinhos podem ser congelados por até 1 mês: deixe que esfriem completamente e guarde-os em saquinhos Ziploc.

Observações finais:

* Para a minha casa, um pão de 75g é grande demais (bocas pequenas para alimentar, sacumé). Se você também prefere pãezinhos menores, faça 24 porções com uns 50g.

* Ainda hei de preparar esse pãozinho com leite integral. Aí volto aqui para contar a diferença que faz.

* Hoje é dia do meu provador preferido de todos os tempos - aquele que aprendeu a criticar tudo que come segundo aparência, textura, sabor, umidade, aroma, retrogosto e o escambau só para me ajudar em uma época em que eu não podia comer o que cozinhava. O meu namorado pelos últimos 23 anos. O pai da pimpolhada. O genro de dona Lucia. O hômi. Mande boas vibrações pra ele, que ele merece!

3 comentários:

O cantinho dos Gulosos disse...

ficaram super bonitos, parecem me bem fofinhos.


O Cantinho dos Gulosos

Jéssica disse...

Estou me aventurando mais no mundo dos pães, e posso dizer que os seus ficaram maravilhosos! Inspiração total! <3
Lindos e mega fofinhos. :)

Mariana Przytyk disse...

Parabéns para o hômi por ontem!!!! Tudo de melhor para essa família linda!!! Bjs

Printfriendly