Brownies para Cinco de Mayo

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Olás! Ultimamente tenho tido dificuldade de manter a assiduidade das postagens aqui no blog. Os dias estão corridos e a disposição para cozinhar de madrugada já não é a mesma. Mas, finalmente, farei uma postagem temática no dia certo: hoje é 5 de maio, ou Cinco de Mayo, um dia de fiesta para os mexicanos!

Para celebrar os 155 anos da improvável vitória mexicana contra o exército francês na batalha de Puebla (sim, eu consultei a Wikipedia para saber exatamente do que se tratava, hehehe), vamos de brownie de novo!

Este tem uma pegada mais spicy, com canela e pimenta caiena. Eu adoro - meu chocolate preferido do momento é um amargo com chilli. 

A massa é bem fluida, parece de bolo, e a gente fica com a sensação de que não vai dar certo e que vai ter um brownie 'cakey' (que eu não curto muito). Mas, depois de frio, ele se redime e fica mais denso, como o bom brownie deve ser.

Sem mais delongas, vamos à receita!

Brownies mexicanos
Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:

200 g de manteiga sem sal
1 2/3 de xícara de açúcar
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
4 ovos grandes
1 xícara de farinha de trigo
2/3 de xícara de cacau em pó não adoçado de boa qualidade (eu uso o da Barry Callebaut)
1 colher (chá) de canela
1/2 colher (chá) de pimenta caiena* 
1/2 colher (chá) de fermento químico em pó
1/4 de colher (chá) de sal

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma assadeira média (25 cm X 35 cm). Forre com papel manteiga, deixando sobras de papel dos lados, e unte o papel também.

Em uma tigela, peneire juntos os ingredientes secos - farinha, cacau, canela, pimenta, fermento e sal. Misture bem com um fouet e reserve.

Em uma panela grande, leve a manteiga ao fogo somente até derreter. Deixe que ela amorne e então adicione o açúcar, a baunilha e os ovos, misturando muito bem com uma colher de pau a cada adição. Adicione os ingredientes secos e mexa até que fique bem uniforme.

Verta a massa na assadeira preparada e leve ao forno por uns 25 minutos ou até que o brownie passe no teste do palito (ao espetá-lo, o palito de dentes sai com migalhas úmidas).

Deixe o brownie amornar na assadeira. Para desenformá-lo, segure as sobras de papel manteiga e erga-o cuidadosamente.

Corte em pedaços e sirva.

Rendimento: 15 pedaços grandes (6 cm X 6 cm) e um monte de aparas deliciosas.

Observação final:

* Pra quem não está habituado com pimentas e picâncias, é melhor começar com 1/4 de colher de chá de pimenta-caiena. Prove - se achar pouco, coloque mais um pouquinho.

Nenhum comentário:

Printfriendly