Slow cooker pulled chicken - ou o melhor frango desfiado da minha vida

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Há alguns anos - não me lembro quantos -, o hômi me deu de presente uma slow cooker. Já ouviu falar? É uma panela elétrica muito popular fora do Brasil. Ela é usada para cozimentos lentos, em baixa temperatura. Você junta os ingredientes nela, dá uma misturada e esquece por algumas horas. Há quem vá trabalhar com ela ligada e, quando chega em casa, já está com o jantar prontinho.

Apesar de ter feito uma volumosa coleção de receitas para slow cooker, eu pouco usei a minha panela. Até que resolvi tomar vergonha na cara e botá-la pra jogo. Gostei tanto do resultado que estou querendo testar receitas novas toda semana.

Este franguinho aqui é uma beleza. É tão, tão fácil de fazer e fica tão bom! Você pode comê-lo  junto com a sua comidinha de sempre, como faria com um franguinho ensopado, ou pode usá-lo no escondidinho, acompanhando macarrão, recheando uma torta ou um pão francês... as possibilidades são infinitas!

Slow cooker pulled chicken
Receita adaptada daqui 

Ingredientes: 

700 g de filé de peito de frango (2 grandes)
1 colher (sopa) de azeite de oliva ou de óleo de abacate
1 lata de tomate pelado de boa qualidade
2 tâmaras sem caroço
2 dentes de alho
 1 cebola pequena descascada e cortada em pedaços
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de páprica defumada
100 g de tomate seco de boa qualidade, escorrido

Modo de preparo:

Em uma panela grande de cozimento lento, acomode os peitos de frango e unte com o azeite.

No copo do liquidificador, junte o restante dos ingredientes e bata até obter um purê. Prove e corrija o sal, se necessário.

Verta o purê sobre os filés de peito, cobrindo bem a sua superfície (use uma colher para auxiliar).

Tampe a panela e programe para cozinhar em temperatura baixa por 4 horas.

Passado esse período, retire o filés de peito de dentro da panela (mantenha-na ligada) e desfie-os utilizando 2 garfos (é moleza, o frango vai estar suuuper macio e fácil de desfiar). Devolva o frango à panela e misture bem com  molho.

Pronto! Pode servir!

Observações finais:

* A receita original leva 4 colheres (sopa) de extrato de tomate, no lugar de tomates secos. Como eu não tinha em casa, usei o tomate seco (que, de certa forma, também é tomate concentrado, néam).

* Quer fazer a receita mas não tem uma slow cooker? Ih, não sei se posso ajudar, conversão de receitas de slow cooker para forno ou fogão é um trem complicado. Veja se esse link aqui ajuda.

Nenhum comentário:

Printfriendly