Bolo invertido de abacaxi e coco

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Bolo invertido de coco e abacaxi

Lembra do bolo que eu preparei para o aniversário do blog? Delícia, né? Só que sobrou um tantão de caramelo delicioso. Eu até podia fazer uma calda de caramelo para sorvete, mas não estava a fim. Olhando para um resto de abacaxi bem azedinho na geladeira, tive uma ideia melhor: bolo invertido de abacaxi. Nham! E com massa de coco, combinação mais do que feliz!

Receita de liquidificador, pra preparar rapidão enquanto a criançada vê desenho na TV!

Bolo invertido de coco e abacaxi
Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes:

Para a massa:
75 g de óleo de coco ou canola
2 ovos grandes
10 ml de extrato de baunilha
200 mL de leite de coco
120 g de açúcar
240 g de farinha de trigo
10 g de fermento
1 pitada de sal
100 g de coco ralado

Para a cobertura:
A sobra do caramelo do outro bolo
1/2 abacaxi descascado, cortado em rodelas médias e, depois, em quartos (sem o miolo)

Modo de preparo:

Espalhe o caramelo no fundo de uma forma de 23 cm de diâmetro*. Por cima, espalhe o abacaxi em quartos, formando uma espiral.

No copo do liquidificador, adicione o óleo, os ovos, a baunilha, o leite de coco e o açúcar. Bata bem - por uns 5 minutos. Reserve.

Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Misture com um fouet. Verta o conteúdo do liquidificador sobre os ingredientes peneirados e misture até ficar uniforme. Por fim, incorpore o coco ralado.

Verta a massa cuidadosamente sobre o abacaxi. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 45 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.

Retire o bolo do forno, deixe que ele descanse por 15 minutos e então desenforme-o no prato de servir.

Sirva-o em temperatura ambiente.

Bolo invertido de coco e abacaxi

Observações finais:

* Quando preparei o bolo da foto, eu queria porque queria testar uma forma nova de 20 cm de diâmetro. Por pura teimosia, pois já percebera que ia ficar pequena. E ficou. O bolo acabou crescendo mais do que o desejado no centro (tive que dar uma nivelada nele, ainda na forma, antes de desenformar). Por isso é que as bordas parecem flutuar na foto acima.

* Se não quiser preparar a receita de caramelo da outra receita, você pode fazer o caramelo como preferir. Eu faria algo parecido com a receita do vídeo: na própria forma do bolo, junte 80 g de açúcar mascavo e 40 g de manteiga. Mexa bem, leve ao fogo médio até derreter e então acrescente 50 mL de rum. Mexa até ficar uniforme e retire do fogo.

* Já participou da pesquisa de opinião? É bem rapidinho - em menos de 5 minutos, você termina. E ainda pode concorrer a um kit com dois livros do Gordon Ramsay! *Update: pesquisa encerrada! Obrigada por sua colaboração!

Um comentário:

O cantinho dos Gulosos disse...

que bonito que ficou e deve estar super delicioso.

Blog - O Cantinho dos Gulosos

Printfriendly