Picadillo - carne moída com gostinho cubano

sábado, 24 de junho de 2017

Estou firme no meu propósito de colocar a panela elétrica de cozimento lento em uso. Tenho pesquisado e testado muitos pratos, e adorado os resultados.

A receita de hoje é picadillo cubano, uma receita deliciosa e super aromática de carne moída. Nas pesquisas que fiz para escrever este post, descobri que o picadillo também pode levar canela, uma pitadinha de cravo e noz moscada, alcaparras e uvas-passas. Nem preciso dizer que vou preparar novamente com tudo isso, né?

De qualquer forma, com ou sem passas, é bom demais. Agradou em cheio o hômi, meu chatinho provador preferido, e tem tudo para agradar você também.

Picadillo.
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

1 fio de azeite
1 kg de carne moída magra
1 xícara de cebola picadinha
1 xícara de pimentão vermelho picadinho
3 dentes de alho picadinhos
1/4 de xícara de coentro fresco picado (não tinha, não usei)
1 tomate pequeno picadinho (usei 12 tomates tipo uva)
1 lata de 240 g de molho de tomate*
1/4 de xícara de azeitonas verdes (usei picadas)
1 1/2 colheres (chá) de cominho em pó
1/4 de colher (chá) de alho em pó (não tinha, não usei)
2 folhas de louro
Pimenta moída na hora e sal, a gosto

Modo de preparo:

Em uma frigideira grande, aqueça um fio de azeite e doure a carne em fogo médio-alto. Tempere generosamente com sal e um pouco de pimenta. Mexa ocasionalmente, partindo os grumos grandes com uma colher de pau.

Quando a carne já tiver perdido a cor rosada, escorra o excesso de líquido da carne e adicione a cebola, o alho e o pimentão. Deixe cozinhar por mais 3-4 minutos.

Transfira o conteúdo da frigideira para a panela de cozimento lento, adicione o restante dos ingredientes mais 1 1/4 de xícara de água, misture bem e ajuste a temperatura para 3-4 horas, em temperatura alta, ou 6-8 horas, em temperatura baixa (eu fiz em temperatura alta por 3h30).

Depois de pronta, descarte as folhas de louro, acerte o tempero (sal, pimenta e, eventualmente, um pouquinho mais de cominho em pó) e misture bem. Sirva com coentro fresco picado acompanhado de arroz branco.

Picadillo

Observações finais:

* Aqui em casa, molho de tomate industrializado não tem mais vez há muitos anos. Como eu não tinha molho de tomate caseiro pronto, bati no liquidificador 1 lata de tomate pelado (240g), 1/2 cenoura média, 1/2 cebola pequena, 3 tâmaras e 1/2 colher de chá de sal.

* Já participou da pesquisa de opinião? É bem rapidinho - em menos de 5 minutos, você termina. E ainda pode concorrer a um kit com dois livros do Gordon Ramsay! *Update: pesquisa encerrada! Obrigada por sua colaboração!

Um comentário:

Clara Brito disse...

Que delícia de receita.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/06/a-cozinhar-com-elsa-gouveia-e-um-panna.html

Printfriendly