Cocada com leite condensado

terça-feira, 4 de julho de 2017

Nos últimos tempos, tenho tentado - sempre que possível - substituir ingredientes industrializados por versões caseiras. É o caso do leite de coco. Sabe o que é melhor de produzir leite de coco em casa? É que o resíduo do leite é um coco fresco ralado delícia.

Só que nem sempre consigo consumir tanto coco ralado assim. Eu congelo, mas às vezes o freezer se queixa com a superlotação. Daí, saio doida pelo mundo atrás de uma receita que consuma muito coco ralado.

Foi assim que encontrei essa cocada, publicada há muito tempo em dois dos meus blogs preferidos: Technicolor Kitchen e Pecado da Gula.

Como era de se esperar, a receita não decepciona. As cocadinhas são deliciosas! Difícil é não perder o controle e comer um montão de uma vez!

Cocada
Receita daqui vista primeiro aqui

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
2 latas* de açúcar (use a lata de leite condensado como medidor)
200 g de coco fresco ralado
1 colher (chá) de manteiga sem sal

Modo de preparo:

Unte com manteiga uma assadeira de bordas baixas (como a de cookie), uma forma refratária ou, ainda, uma bancada de granito.

Combine todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo médio-baixo, mexendo sempre até dar ponto como um brigadeiro de enrolar (cerca de 20-25 minutos). Cuide para não deixar a cocada queimar e escurecer (as minhas ficaram com cor de doce de leite clarinho).

Retire a panela do fogo e continue mexendo até que a mistura fique mais espessa. Despeje então a cocada na superfície preparada. Se achar necessário, alise-a com a espátula de silicone ou com as costas de uma colher levemente untada com manteiga.

Espere amornar e corte em quadradinhos. Guarde-os em um pote bem fechado em temperatura ambiente por até dez dias.

Rendimento: 15 pedaços de cocada de ~ 7 cm X 5 cm

Observações finais:

* Não curtiu a unidade de medida 'lata'? Eu também não curti muito. E, por isso, pesei a quantidade de açúcar que cabe em uma lata. É algo em torno de 235 g (470 g, no total).

* Combine os ingredientes antes de levá-los ao fogo. Sério. É importante. Tentei pular essa etapa e tive mais dificuldade de deixar a mistura uniforme.

* Não pule a etapa de continuar misturando a cocada após removê-la do fogo. É isso que faz com que o açúcar volte a cristalizar e dê ao doce o ponto de corte. Se você não o fizer, vai obter algo que lembra beijinho de coco, só que um pouco mais firme e muito mais doce.

* Para mim não deu certo fazer a cocada com coco ralado industrializado. Mas hei de tentar de novo. Se eu conseguir um resultado satisfatório, atualizo o post.

* Já participou da pesquisa de opinião? É bem rapidinho - em menos de 5 minutos, você termina. E ainda pode concorrer a um kit com dois livros do Gordon Ramsay! *Update: pesquisa encerrada! Obrigada por sua colaboração!

4 comentários:

Maria de Fátima disse...

Hummm!!! Fácil de fazer para estas tardes de inverno que ficamos jogados no sofá assistindo bons filmes. Bjs e ótima terça-feira.

Clara Brito disse...

Que loucura de doce. Já comia.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/07/asas-de-frango-picantes.html

FILOSOFANDO NA VIDA Profª Lourdes Duarte disse...


Amei seu blog, estou seguindo e convido você a conhecer os meus,se gostar será um prazer tê-la como seguidora.
Um abençoado início de semana e que Jesus seja o seu guia em todas as horas.
Abraços fraterno
Profª Lourdes Duarte.
https://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
https://www.pensador.com/colecao/lourdesduarte/

Jéssica disse...

Humm que delícia! Cocadas são uma perdição e essas não parecem ser diferentes.
Adorei!
Grande beijo

Printfriendly