Ropa vieja

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Mais um prato para slow cooker - e mais um cubano. ¡Viva!

Ropa Vieja é um prato super tradicional em Cuba. E, como qualquer prato tradicional, há dezenas de versões - cada uma se intitulando a mais autêntica. Mas, na maioria delas, consiste em um guisado de carne, tomates e pimentões. A carne é bem desfiadinha e o o molho resultante é picante, super aromático, desses que fazem os vizinhos suspirarem cada vez que se abre a panela.

Ropa Vieja
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

1 kg de acém bovino, limpinho (inteiro - não precisa cortar em cubos)
6 dentes de alho - 3 inteiros, 3 picadinhos
1 colher (sopa) de óleo de girassol
2 latas (240 g) de molho de tomate*
1 pimentão verde médio finamente fatiado (usei 1 xícara, em cubinhos)
1 cebola média fatiada em meias-luas finas (usei 1 xícara, picadinha)
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, picadinha (use luvas!)
2 colheres (chá) de orégano seco
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de cominho moído
1 colher (sopa) de vinagre branco (usei de maçã)
1/4 de xícara de coentro fresco picado + mais para servir

Modo de preparo:

Com uma faça três pequenas incisões no acém - o suficiente para enfiar um dente de alho em cada uma delas (e ele não sair). Tempere os dois lados da carne com sal e pimenta-do-reino.

Numa frigideira grande e funda, aqueça o óleo e sele a carne dos dois lados, deixando-a ficar bem dourada. Pode espirrar um pouco de gordura, mas resista à tentação de tampar a panela para que ela doure, e não cozinhe no vapor.

Transfira a carne para a slow cooker, adicione os demais ingredientes e misture bem. Tampe e programe para cozinhar em temperatura baixa por 7-8 horas (eu deixei cozinhar de um dia para o outro). Está pronto quando a carne desfiar facilmente (teste com o auxílio de dois garfos).

Remova a carne da panela para um prato, desfie-a completamente com os garfos e devolva-a à slow cooker. Prove o tempero e acrescente mais sal ou pimenta-do-reino, se precisar.

Sirva com coentro salpicado e arroz branco. Ou, se preferir, recheie trouxinhas de alface, tortillas de trigo... um pãozinho também cai bem, caso queira mergulhar no molho.

Observações finais:

* Novamente usei aquele molho de tomate trucão que costumo preparar quando vou cozinhá-lo na slow cooker: 2 latas de tomate pelado; 1/2 cenoura e 1/2 cebola, tamanho médio, descascadas e picadas grosseiramente; 3 tâmaras, sem caroço; 1 dente de alho; 1 colher (chá) de sal; 4 pedaços de tomate seco. Bato tudo no liquidificador até virar purê e pronto.

* Usei alguns ingredientes picadinhos (cebolas e pimentões) porque comecei a preparar o mise-en-place de outra receita, mas no meio do caminho mudei de ideia.

* A Ropa Vieja pode ser conservada na geladeira por até 5 dias, ou no freezer por até 2 meses.

* Já participou da pesquisa de opinião? HOJE É O ÚLTIMO DIA! É bem rapidinho - em menos de 5 minutos, você termina. E ainda pode concorrer a um kit com dois livros do Gordon Ramsay! *Update: pesquisa encerrada! Obrigada por sua colaboração!

Nenhum comentário:

Printfriendly