Bolo de chocolate adoçado com tâmaras e purê de maçã

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Depois de uma sequência de receitas sem açúcar, ingredientes refinados e/ou artificiais, você merecia um tempo desse tipo de postagens. E eu dei. Mas não se engane, eu continuei testando receitas com essa pegada mais 'natureba', 'saudável' (chame como preferir - pra mim, são receitas que me ajudam a controlar melhor a compulsão por doces).

Uma das receitas que gostei de ter preparado foi a deste bolo de chocolate. Ele é muito úmido, fofíssimo, levinho. É pouco doce, o que o torna mais adequado para paladares adultos (ou para crianças novinhas que ainda estão sendo apresentadas aos doces). Eu gostei! Será que você vai gostar?

Bolo de chocolate adoçado com tâmaras
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

100 g de tâmaras sem caroço*
1 xícara de purê de maçã
3 ovos
1/2 xícara de óleo de coco em estado líquido
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de farinha de coco
1/2 xícara de cacau em pó não adoçado
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de café forte coado na hora (pode substituir por água quente)

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte com óleo de coco uma forma quadrada de 20 cm de lado. Forre com papel manteiga, deixando sobrar papel nas laterais.

Em uma tigela grande, misture com um fouet a farinha de coco, o cacau em pó peneirado, o bicarbonato e o sal. Reserve.

No copo do processador, adicione as tâmaras e o purê de maçã e pulse até ficar o mais uniforme possível. Adicione então os ovos, o extrato de baunilha e o óleo de coco e bata até que a mistura fique bem homogênea, com fragmentos bem pequenos de tâmaras. Por fim, acrescente o café e misture na velocidade mais lenta.

Desligue o processador de alimentos e remova o copo do aparelho. Despeje a mistura líquida sobre a mistura seca e incorpore os ingredientes com o auxílio de uma espátula até obter uma massa lisa.

Verta a massa na forma preparada e leve para assar até que o bolo passe no teste do palito (comece a verificar após 30 minutos).

Deixe o bolo esfriar sobre uma grade ainda na forma. Use as sobras de papel manteiga para ajudar a desenformar, corte em pedaços e sirva.

Observações finais:

* 100 g de tâmaras não foram suficientes para adoçar o bolo - pelo menos, para o meu paladar. Acrescentei mais 3 colheres (sopa) de calda de tâmaras. Recomendo que você faça o mesmo usando o adoçante natural líquido de sua preferência.

* Para o purê de maçãs, eu cozinhei 1 kg de maçãs descascadas e sem o miolo, picadas grosseiramente, em 1/2 xícara de água. Usei uma panela de fundo grosso, que ficou tampada o tempo todo. Não sei quanto tempo levou - eu abria de vez em quando a panela e apertava as maçãs com as costas de uma colher de pau para testar se estavam macias. Quando começaram a desmanchar, desliguei o fogo e terminei de esmagá-las com a colher, mesmo.

Um comentário:

Maria de Fátima disse...

Hummm!!!Me parece delicioso. Já anotado pra fazer em breve. Bjs e ótima semana.

Printfriendly