Bolo de chocolate com abobrinha

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Esta não é a primeira receita de bolo de chocolate com abobrinha que aparece por aqui. Mas, certamente, será uma das que mais aparecerá na minha cozinha.

Neste domingo, queria preparar um bolo de chocolate com beterraba - o preferido das crianças - para comemorar o aniversário do meu pai. Mas, para a minha tristeza, eu não tinha beterraba em casa, nem tempo para sair e comprar. Mas tinha abobrinha. Duas médias, que provavelmente estavam esquecidas na geladeira há algum tempo, dadas as caras desanimadas.

Fiz uma pesquisinha rápida no Pinterest e encontrei uma receita de bolo de chocolate com abobrinha que me pareceu legal. Fiz algumas adaptações e mandei bala.

O bolo ficou delicioso, suuuuuper fofo, úmido, doce na medida, chocolatudo... e, para o meu alívio, não ficou com qualquer sinal de que pudesse haver um legume nele. Agradou todo mundo, da netinha 'não-quero-salada' ao vovô 'está-doce-demais'.

Ah, um destaque: a cobertura é certamente a mais fácil que você já fez na vida. E é tão boa quanto o chocolate que você usar ;-)

E na sua casa, será que esse bolo emplaca? Faz e depois conta pra mim!

Bolo de chocolate com abobrinha
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

Para o bolo:
3/4 de xícara de óleo de canola
1 1/2 xícaras de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento químico em pó
2 ovos grandes
1/2 xícara de iogurte natural não adoçado
2 1/2 xícaras de farinha de trigo comum
3/4 de xícara de cacau em pó não adoçado de ótima qualidade
2 colheres (chá) de café solúvel instantâneo (opcional, mas bem vindo)
3 xícaras de abobrinha ralada no ralo fino (não precisa espremer)
1/2 xícara de gotas de chocolate meio amargo

Para a cobertura:
1 xícara de gotas de chocolate meio amargo
Chocolate granulado a gosto

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 160ºC. Unte com manteiga uma assadeira retangular de 23 X 33 cm. Polvilhe com cacau em pó peneirado, batendo levemente na assadeira sobre a pia para retirar o excesso. Reserve.

Na tigela da batedeira, junte o óleo, o açúcar, a baunilha, o bicarbonato e o fermento. Bata em velocidade média até ficar bem combinado. Adicione os ovos um a um, batendo a cada adição, até ficar bem cremoso.

Some a farinha alternadamente com o iogurte, batendo até obter uma massa densa, mas homogênea. Adicione então o cacau e o café e bata até ficar uniforme. A massa vai ficar super pesada e grudenta e você vai me xingar, achando que eu passei receita furada. Mas calma, tenha fé.

Some então a abobrinha, batendo em velocidade lenta. Se preferir, pode incorporá-la à massa com o auxílio de uma espátula de silicone. Você vai obter uma massa de consistência bem mais fluida, pontuada por fiapos verdes assustadores. Novamente, você vai me xingar, mas controle-se, criatura.

Verta a massa na assadeira preparada e leve ao forno até que o bolo passe no teste do palito (quando espetado no centro do bolo, o palito de dentes sai limpo). No forno que eu usei, isso demorou uns 40 minutos, mas quem conhece o seu forno é você.

Remova o bolo do calor, espalhe sobre ele o mais uniformemente possível as gotas de chocolate e devolva ao forno por mais 5 minutos.

Retire o bolo do forno novamente. Você verá que as gotas de chocolate estão derretidas. Espalhe esse chocolate derretido por toda a superfície do bolo com o auxílio de uma espátula de silicone. Sobre a cobertura, salpique chocolate granulado.

Espere o bolo esfriar, corte em quadrados e sirva.

Bolo de chocolate com abobrinha
A cobertura fica molhadinha e brilhante no dia em que é feita, mas fica mais consistente e opaca quando seca. Chocolate puro, néam.

Observações finais:

* Os ingredientes fazem toda a diferença no produto final que você obtém. Assim, use o melhor chocolate que puder. O mesmo vale para o cacau.

* Eu usei 2 abobrinhas médias, mas como essa noção de grande-médio-pequeno é muito relativa, prefiro que você rale a abobrinha e coloque na jarra medidora, sem apertar, até chegar a 3 xícaras. Ah, nesta receita, não é necessário espremer a abobrinha antes de usar - a umidade dela é muito importante.

* Ralei a minha abobrinha na face do ralador cujas lâminas têm dois dentinhos juntos. Como isso é meio difícil de explicar, veja aqui um exemplo de ralador que tem essa lâmina. Mas, de verdade, acho que o ralo fino faz o trabalho igualmente bem. Só optei por essa lâmina porque achei que foi a mesma usada na receita original.

Nenhum comentário:

Printfriendly