Brownies com cobertura de fitas de coco

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Hoje tenho a alegria de trazer pra você estes brownies que são simplesmente ARREBATADORES. Em maiúsculas, mesmo. Chocolate e coco, né, gente. Se juntos já causam, imagina juntos.

A ideia veio da mente genial de Alice Medrich, e eu a conheci há quase 6 anos no Technicolor Kitchen. 'Mas se a receita era tão boa, por que demorou tanto pra aparecer aqui?', você me pergunta. É que a fórmula original pedia chocolate com teor de cacau de 99% - que, além de ser difícil de achar, é super caro. Resultado: a receita foi para a lista 'quem sabe um dia'.

Até que, há um tempo, num artigo que apresentava formas de deixar brownies comuns 'vestidos para festa', a própria Alice sugeriu que usássemos a nossa receita preferida de brownies, só reduzindo um pouco a quantidade de açúcar. AEEEEE!

A receita que vocês verão agora é, portanto, uma adaptação do meu brownie preferido, com uma magnífica cobertura de macaroon*.

Pra não dizer que os brownies não têm defeito, eles são um pouco chatos de cortar em quadrados perfeitos por conta das fitas de coco. E, claro, não agradam quem não curte doce de coco. Mas, para mim, estavam perfeitos! Teste e veja se você concorda comigo!

Brownie com cobertura de fitas de coco
Receita adaptada daqui, cobertura daqui

Ingredientes: 

150g de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
150g de chocolate amargo picadinho (usei um com 70% de cacau)
200g de açúcar refinado
50g de açúcar mascavo claro
3 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
150g de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal

Cobertura:
1 clara de ovo grande
1 1/4 de xícara de coco em fitas*
1/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
3/4 de colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma assadeira quadrada com 20 cm de lateral e forre-a com papel manteiga (deixe sobras de papel dos lados para servirem como 'alças' na hora de desenformar). Unte o papel também - mas não as alças.

Em banho-maria, aqueça juntos os ingredientes da cobertura, mexendo constantemente com uma espátula até que o açúcar dissolva e a clara fique esbranquiçada (no começo, parece tudo bem seco, mas à medida que o calor age, fica bem combinadinho). Remova a tigela do calor e reserve.

Derreta juntos a manteiga e o chocolate: acomode-os em uma panela de fundo grosso, em fogo baixinho, e mexa vigorosamente o tempo todo para não deixar queimar. Quando eles estiverem parcialmente derretidos, remova a panela do fogo e continue mexendo até que o derretimento esteja concluído.

Com um batedor de arame, incorpore os açúcares à mistura de chocolate derretido. Verifique  se a temperatura da mistura já está morna. Se estiver, junte os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. Some a baunilha. Peneire a farinha e o sal sobre a mistura e incorpore gentilmente com uma espátula de silicone, mexendo de baixo para cima, até que não haja mais farinha aparente.

Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície com uma espátula. Sobre ela, espalhe uniformemente a cobertura de coco.

Asse por 20-30 minutos ou até que as laterais e o topo estejam sequinhos, mas com o centro ainda úmido (faça o teste do palito - você precisa obter migalhas úmidas). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.

Brownie com cobertura de fitas de coco

Observações finais:

*  Macaroon, conhece? É um docinho de coco assado, todo descabeladinho, feito com açúcar e claras. Não confunda com macaron, aquele doce francês chiquérrimo, elegantérrimo, feito por quem realmente manja dos paranauês.

* Quer fazer macaroons? Aqui tem uma receita muito boa da própria Alice Medrich.

* Achou o método de derretimento do chocolate muito temerário? Derreta então no micro-ondas ou em banho-maria (você pode até aproveitar o banho-maria da preparação da cobertura).

* 'Não tem coco em fita onde eu moro!' - use coco em flocos não adoçados, reduzindo a quantidade para 1 xícara. Só não vale coco ralado, que é muito pititico.

Nenhum comentário:

Printfriendly