Voltando às atividades - resultado do "Desapego de setembro"

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Afff, gente, que preguiça de voltar. Não me refiro ao blog, mas ao dia a dia corrido, com horários apertados a cumprir e leões de todo tamanho para enfrentar.

Como você pode ter visto no Instagram do blog, as férias foram lindas. Todos - adultos e crianças - aproveitaram muito o tempo de descanso, diversão e comilança.

Mas, já que não dá para ficar de papo para o ar para sempre, vou tirar a poeira das cadeiras e convidar você para um café enquanto falamos de férias e de comidinhas - mais especificamente, das férias da Juliana Medeiros Rodrigues Belém, a ganhadora da brincadeira "Desapego de setembro", que rolou por estas bandas durante a minha ausência.
Quando adolescente, costumava ir passar férias em Arcoverde-PE. Meu tio, funcionário do Banco do Brasil, havia sido transferido para lá. Esse tio, artista plástico, teve influência direta em mostrar-me o belo que envolve as artes. Um prato típico da região é o xerém com galinha caipira, bode ou carne bovina guisadas. Uma comida que aquece o corpo e conforta a alma. O xerém é o farelo fino de milho (quirera), posto de molho e cozido lentamente, acrescenta-se uma quantidade generosa de manteiga pra dar aquela untuosidade e brilho. Acerta-se o sal e continua cozinhando até o cheirinho avisar que o milho tá no ponto. A carne, que já havia sido marinada em temperos e ervas, é levada à panela em que já esperava um refogado de cebolas, alho, tomate e pimentão, tudo picadinho. Deixa a carne tomar aquele susto e soltar seus sabores. Fogo baixo e água pingando aos poucos, até que o molho esteja escuro e encorpado. Coentro e cebolinha finalizam e dão cheiro e frescor. Todos à mesa, um bom vinho tinto pra acompanhar e a conversa boa fluía. Sempre achei que ali havia plenitude. Em todos os sentidos...
Fala a verdade: é ou não é de dar água na boca? Eu salivo horrores cada vez que leio. E fico com o coração quentinho só de imaginar o sentimento de comunhão que havia em torno daquela mesa.

Parabéns, Juliana! Já contatei você para pegar seu endereço (dá uma olhada no seu e-mail!)! O kit 'marravilha' não vê a hora de chegar até você!

E a todos que participaram, muito obrigada por terem compartilhados suas lembranças gustativas comigo. Adorei conhecer os sabores que fizeram parte das suas férias felizes. Podem ter certeza, eles tornaram o meu retorno mais leve!

Beijos e até o próximo post!

2 comentários:

Juliana Medeiros Rodrigues Belem disse...

Fiquei bem feliz em saber que ganhei. Vou ficar mais ainda quando recebê-los. Obrigada. Beijo e abraço fraterno...

MOSOFI disse...

Parabéns, Juliana, pelo prêmio e pelo belo trato que você deu a uma das nossas lembranças. Aguardo vocês aqui em Cabedelo, para mais alguns encontros gustativos, agora com um peixinho, uma cachacinha paraibana e os papos de sempre. Beijos!

Printfriendly