Bolo formigueiro de liquidificador

terça-feira, 3 de outubro de 2017

De vez em quando, gosto de fazer receitas mais elaboradas, que envolvem vários passos e que demandam dedicação. Receitas 'do amor', como bem definiu a querida Lica, do Feijão no Prato, já que exigem do cozinheiro atenção plena por um período mais prolongado.

Dito isso, vou confessar que as receitas que mais se adaptam ao meu estilo de vida atual são aquelas que exigem um tempo mínimo de mão na massa e que ainda assim garantem bons resultados.

Este bolo formigueiro é uma dessas receitas. Fiz de última hora para receber as crianças que vinham da escola. Ficou pronto num instante e todo mundo adorou. Aliás, adorou tanto que eu não consegui produzir uma foto sequer do bolo inteiro, nem pela metade - quando consegui me organizar para fotografá-lo, ele já tinha sido reduzido a um terço do tamanho original.

É bolo fofinho e úmido para servir no lanche da tarde. A massa, em si, é bem básica - o famoso 'bolo de nada', que muda de sabor dependendo do que você coloca nele. A graça toda fica por conta dos granulados de chocolate.

Então, sem mais delongas, vamos à receita!

Bolo formigueiro de liquidificador
Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes:

5 ovos
1 xícara de óleo vegetal de sabor suave
1 xícara de iogurte natural integral não adoçado
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara de granulado de chocolate (usei floquinhos de chocolate ao leite da Callebaut)

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de anel com capacidade para 10 a 12 xícaras de massa.

No copo do liquidificador, adicione os ovos, o óleo, o iogurte e o extrato de baunilha. Bata por uns 2 minutos. Acrescente o açúcar e bata por mais 5 minutos. O objetivo aqui é dissolver todo o açúcar.

Em uma tigela grande, peneire a farinha, o sal e o fermento. Despeje o conteúdo do copo do liquidificador na tigela e misture com o fouet até obter uma massa lisa e homogênea. Adicione os granulados, envolvendo-os delicadamente com uma espátula de silicone.

Verta a massa na forma preparada e leve ao forno por uns 40-50 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.

Se estiver usando uma forma tradicional para bundt cake daquelas bem grossas, desenforme o bolo sobre uma grade de resfriamento 15 minutos depois de tirá-lo do forno. Se a sua forma for de alumínio normal, deixe-o esfriar sobre a grade até que ele chegue à temperatura ambiente - só então desenforme.

Sirva as fatias com café fresquinho. É bom demais.

Bolo formigueiro de liquidificador

Observações finais:

* Aqui no blog há uma receita ótima de bolo formigueiro, publicada há uns 5 anos. É super saborosa e pode até ser recheada - usei-a como base para o bolo de aniversário de 1 ano dos meus pequenos. Mas é bem mais trabalhosa.

* Como o que dá sabor à massa é o granulado de chocolate, recomendo que você use o melhor que puder encontrar.

Nenhum comentário:

Printfriendly